Sistemas operacionaisFedoraNotícias

Lançada a primeira versão do Fedora CoreOS

Os contêineres estão dominando o mundo, corram para as montanhas! A tecnologia parece ter caído no gosto da comunidade Linux e empresas como Intel, Canonical e Red Hat encabeçam soluções. Sejam em formatos de empacotamento, como Snap e Flatpak ou sistemas voltados a essa forma de trabalho.      

O Fedora CoreOS é o sucessor do Fedora Atomic Host, que terá seu fim quando o suporte da versão 29 do sistema acabar, e do CoreOS Container Linux. Este adquirido pela Red Hat a pouco mais de um ano. Ambos os sistemas possuem foco em contêineres. O suporte do CoreOS Container Linux, findará seis meses após o Fedora CoreOS ser considerado estável.  

Mas porque utilizar contêineres em um sistema operacional?

Resumidamente os contêineres permitem que as implementações em um sistema sejam feitas conforme a carga de trabalho, sendo dimensionadas automaticamente para atender às demandas. O isolamento oferecido, permite que o sistema operacional seja muito pequeno, contando com apenas poucos componentes, como: o kernel Linux, systemd, um “tempo de execução” do contêiner e alguns serviços adicionais (um servidor SSH, por exemplo).  

Isso permite atualizações atômicas, significando que caso algo dê errado durante o processo de update seu sistema retornará ao estado anterior antes mesmo de aplicar as mudanças e comprometer o SO. Maior controle sobre as aplicações e pacotes, segurança por manter um isolamento dos softwares e o sistema, além de obter atualizações automáticas que não prejudicam o funcionamento da máquina. Essas são algumas das vantagens de sistemas que usam essa técnica.  

Algumas características do Fedora CoreOS 

O Fedora CoreOS é construído para ser um host seguro e confiável para os clusters de computação. Com as atualizações automáticas, não há a necessidade de manutenções periódicas no sistema. Atualizações de segurança, bugs de softwares são adquiridos automaticamente por padrão, além de possuir pacotes rpm-ostree (uma “mescla” entre pacotes RPM e a tecnologia de contêineres OSTree).  

Outro aspecto interessante do Fedora CoreOS é sua telemetria. Através de um serviço denominado fedora-coreos-pinger, o sistema coleta dados para melhor experiência e desenvolvimento do sistema. A equipe do Fedora CoreOS informa que irão documentar tudo sobre essa telemetria, e informar como desativá-la. Essas informações não são dados pessoais, e sim informações que possam identificar a máquina.   

Muitas outras tecnologias estão sendo desenvolvidas em torno do projeto, e mais características do SO estão disponíveis em seu comunicado oficial. Caso tenha interesse, acesse este link de introdução ao Fedora CoreOS.  

Atualmente o Fedora CoreOS está em desenvolvimento, e alguns recursos planejados não estão disponíveis ou não vem habilitados por padrão. Esse é o caso da telemetria que não está ativa, várias plataformas de nuvem e virtualização ainda não estão disponíveis (só há suporte a x86_64 no momento), sua documentação está em desenvolvimento entre outros detalhes. Todas as informações necessárias podem ser obtidas por meio do link anteriormente disponibilizado.  

Reforçando que o ciclo de vida do CoreOS Container Linux se finda após 6 meses quando o Fedora CoreOS for declarado estável, como o final da vida do atual Fedora Atomic Host 29 acabará junto ao suporte da versão 29. Assim é aconselhável a migração destes usuários para o novíssimo Fedora CoreOS, quando o mesmo estiver estável o suficiente.  

O download do Fedora CoreOS pode ser feito por meio de sua página oficial.  

Faça parte de nosso fórum Diolinux Plus e fique por dentro das novidades.  

Curiosamente ontem estava assistindo o programa de tv “Container Wars” e hoje me deparo com o lançamento do Fedora CoreOS e seus contêineres, coincidência? Eu acho que não! (😁😁😁).  

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
275 postagens

Sobre o autor
Técnico em Informática, redator e SISTEMATICAMENTE apaixonado por tecnologia. A mente responsável pelo projeto OSistemático.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos