Sistemas operacionais

O que é um Proxy? Para que ele serve? – Servidores Linux

Servidores Linux podem ser usados para diversas finalidades (não só Linux, obviamente), uma delas é o famoso Proxy, porém, apesar do nome ser popular, muita gente não entende realmente do que se trata.

O meu primeiro contato com Proxy provavelmente foi em um curso Técnico em Informática, onde o Campus usava Proxy para filtrar quais sites os alunos poderiam acessar, uma condição realmente comum para esse tipo de tecnologia. Vamos juntos entender melhor do que se trata um Proxy.

Exemplos de aplicação de Proxy

Tudo depende do que você quer fazer, mas vamos imaginar que você quer que toda a rede local esteja submetida a regras específicas, como por exemplo, evitar que as pessoas acessem um determinado site, ou certos conteúdos, que e algo relativamente comum em empresas e escolas, ou você quer que para um usuário acessar a internet ele tenha que se autenticar, tornando mais fácil monitorar o seu comportamento, além de impor algumas restrições também. Tudo isso pode ser feito com um servidor proxy.

Os proxies podem ser usados para finalidades diferentes, por exemplo, você pode ter um web proxy, capaz de filtrar palavras chave ou URLs específicas, impedindo o acesso a sites e arquivos, podendo inclusive redirecionar o usuário para alguma outra página pré-definida pelo administrador.

Um proxy também pode funcionar como cache para a internet. Se existem situações onde as pessoas acessam muitas vezes a mesma página, quando o cliente faz a requisição de um determinado site no servidor proxy, ele pode verificar em seu cache se a página já existe ali e entregar ela mais rapidamente para o cliente, ou então, caso não exista, ele pode buscar a informação no site e entregar para o cliente, armazenando essa informação cache para que numa consulta futura ele possa entregar essa mesma página de um arquivo local de forma mais eficiente.

Existe também o chamado Proxy transparente. Nós mencionamos esse tipo de proxy no vídeo sobre a rede Tor, quando questionamos a possibilidade de passar todo o tráfego de uma rede pela Onion. 

Um transparent proxy pode ser usado como forma silenciosa de interceptação, apenas agindo quando algo específico acontecer, como o acesso a algum site ou algo do tipo, ele também pode ser usado para pura análise do comportamento do usuário ou de um serviço que o computador esteja rodando.

Um servidor proxy também pode esconder o IP de um usuário, já que o cliente requisita um site para o proxy e o proxy requisita para o ISP, entretanto, existem formas de identificar esse IP real, não tornando este um método 100% eficaz para essa finalidade, sem falar que geralmente não existe criptografia.

Proxies também podem ser usados para separar acesso a recursos dentro de uma rede, permitindo que a diretoria de uma empresa tenha acesso a servidores que o restante da empresa não tem, por exemplo. Um dos proxies mais famosos é o Squid, muito popular no mundo Linux.

Tem dúvidas sobre redes ou Proxy espeficamente? Você pode tirar as suas dúvidas no nosso fórum, o Diolinux Plus.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!