Tusk, refinado cliente Evernote desktop - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Tusk, refinado cliente Evernote desktop

Utiliza o Evernote e gostaria de um cliente desktop Linux? Talvez sua procura tenha chegado ao fim.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

/ por Henrique AD
Evernote é um programa destinado à organização de diversas informações pessoais, sejam notas rápidas, listas, ou o que possa ser expresso em texto. Sua utilização é bem comum, tanto em plataformas mobiles, como desktop. Mesmo sendo um serviço pago e que muitas empresas e profissionais utilizam, o Evernote possui uma versão gratuita e caso queira mais opções, vale a pena investir em sua assinatura. Tenha suas notas ao alcance em apps para smartphones, via web ou desktop. 

cliente-desktop-evernote-linux-tusk-appimage-snap-snapcraft-ubuntu-open-source

Atualmente o Linux não possui um cliente desktop oficial do Evernote, entretanto, a comunidade desenvolveu uma opção de código aberto com muitas funcionalidades. Caso queira utilizar o Evernote no Linux, em seu desktop, estará bem servido de diversas alternativas. Em especial, irei demonstrar um dos meus favoritos, um aplicativo chamado Tusk.

Evernote no Linux


Para os usuários que tem alguma dúvida quanto a procedência do Tusk, e argumentam que não utilizam nada “extra-oficial”. Saibam que até o Evernote indica o Tusk, como uma alternativa no Linux. Essa questão, somado ao fato de ser open source (acesse o Github do projeto), transparece segurança e comprometimento por parte dos desenvolvedores da aplicação.

cliente-desktop-evernote-linux-tusk-appimage-snap-snapcraft-ubuntu-open-source

Instalando o Tusk em sua distribuição Linux


Você pode utilizar o Tusk em diferentes formatos, por exemplo: AppImage e Snap. O interessante destes novos formatos de empacotamento, é sua compatibilidade com diversos sistemas. O AppImage traz a vantagem da portabilidade e controle de versão (pois, você simplesmente pode continuar usando uma versão antiga) e o Snap atualizações automáticas. Vale mencionar que tanto a versão em AppImage como a Snap, são mantidas pelo próprio desenvolvedor do software.

cliente-desktop-evernote-linux-tusk-appimage-snap-snapcraft-ubuntu-open-source

A versão em AppImage pode ser baixada neste link, para executá-lo basta dar as devidas permissões e dois cliques sobre o arquivo. Esse post ensina como executar esse tipo de aplicativo. No Ubuntu o Snap já vem configurado por padrão, caso utilize outra distribuição, acesse o passo-a-passo que fizemos para configurar o Snap em seu sistema, é muito simples.

Comando para instalar o Tusk Snap via terminal:

sudo snap install tusk

Caso deseje remover a aplicação:

sudo snap remove tusk

Você pode instalar diferentes versões do Tusk, seja uma em beta ou release candidate. Para isso adicione o parâmetro conforme a opção desejada (“--beta”, “--edge”, “--candidate”), mas esteja ciente que nestes casos bugs podem aparecer. Logo abaixo, demonstro como instalar a versão beta do programa.

sudo snap install tusk --beta

Lembrando que a loja do Ubuntu (Gnome Software) possui integração com os Snaps (o Discover do KDE também), não sendo obrigatório a instalação via terminal do Tusk.

cliente-desktop-evernote-linux-tusk-appimage-snap-snapcraft-ubuntu-loja-open-source-gnome-software

Você utiliza o Evernote? Se a resposta for sim, considere experimentar o cliente desktop Tusk. Acesse o site oficial da aplicação para mais informações.

Faça parte de nossa comunidade e não perca nenhuma assunto do mundo da tecnologia, acesse o fórum Diolinux Plus, e fique por dentro das novidades.

Até o próximo post, te espero aqui no blog Diolinux, SISTEMATICAMENTE! 😎
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo