Notícias

Pixar, LucasFilm e Netflix liberam OpenTimelineIO de forma Open Source

Grandes empresas do setor de produção cinematográfica e de mídia se unem para disponibilizar uma ferramenta Open Source voltada para o gerenciamento de grandes projetos do cinema.  

Há praticamente um ano, noticiávamos aqui no blog a entrada de Hollywood em uma parceria com a Linux Foundation, com a intenção de tornar o ambiente de desenvolvimento de filmes mais sustentável, economicamente viável e estabelecer padrões abertos que todos os estúdios interessados pudessem tirar proveito.

Passado este tempo, tivemos a disponibilização de várias ferramentas usadas por estes estúdios de forma aberta através do GitHub e sites semelhantes, entre essas ferramentas estão: OpenColorIO, OpenCue, OpenEXR e OpenVDB.  

A aplicação da vez é o OpenTimelineIO, anunciada pela ASWF (Academy Sofware Foundation). Criado originalmente pela Pixar Animation Studios e depois finalizado com ajuda da Netflix e da Lucasfilm, o OpenTimelineIO (OTIO) é uma API de código aberto e um formato de intercâmbio de dados que facilita a colaboração e a comunicação de dados editoriais e informações de cronograma entre os departamentos de estudos, editorial e produção, durante todo o processo de produção.  

TimelineIO

Além do novo projeto, a Linux Foundation também anunciou a adesão de novos membros à ASWF, que incluem a própria Netflix, Rodeo FX e MovieLabs. Empresas anteriormente adicionadas incluem a Animal Logic, Autodesk, DreamWorks, Epic Games, Google Gloud, Walt Disney Studios, Weta Digital, DNEG, Cisco, Blu Sky Studio, entre outras.  

O movimento Open Source, mais uma vez mostrando a sua força em um mercado onde os “bilhões” rolam, quer conversar mais sobre isso? Vem para o nosso fórum!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!