DaVinci Resolve Fusion Titles Crash Linux - Como corrigir o erro no Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

DaVinci Resolve Fusion Titles Crash Linux - Como corrigir o erro no Ubuntu

Aprenda a corrigir o erro de crash do Fusion no DaVinci Resolve no Ubuntu Linux

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

/ por Dionatan Simioni
Eu sou um usuário entusiasta do DaVinci Resolve, ele, como ferramenta de edição, veio para facilitar muito a minha vida como produtor de conteúdo, seja pela sua interface e ferramentas que tornam o workflow da edição mais veloz e economiza tempo, até mesmo a sua renderização, que é absolutamente estonteante, entretanto, ele pode ter alguns probleminhas, que felizmente, podem ser corrigidos sem muitos apertos.

DaVinci Resolve Fusion Titles






De forma geral, o instalador do DaVinci Resolve é super simples e carrega todas as bibliotecas que o software precisa, mesmo sem ser um Snap ou Flatpak, colocando praticamente todos os arquivos necessários dentro do diretório OPT. 




Há algum tempo, eu resolvi um problema sobre a reprodução de áudio do Resolve em uma instalação do Ubuntu que algumas pessoas mencionaram ter de enfrentar, num tutorial super rápido. A ideia é fazer o mesmo aqui, mas vamos contextualizar.

Fusion Titles


O Fusion é o compositor do DaVinci Resolve, ele seria um software concorrente do After Effects, no entanto, vários recursos de animações estão disponíveis para títulos envolvendo o Fusion, que por sua vez, usa tecnologia CUDA, da Nvidia, para gerar essas animações. Eu percebi que dependendo do efeito que eu colocasse, o programa simplesmente "crashava", ou seja, ele travava e fechava.

Apesar disso acontecer de forma inconstante, era perceptível que não eram todos os "Fusion Titles" que tinham esse problema, então descobri que o que causava essa falha, era a falta de um link simbólico para a biblioteca libcuda, entre duas pastas diferentes, onde o Resolve buscava o CUDA para utilização no Fusion.

Como resolver o problema? 


Simples, abra o terminal, copie e cole esse comando e pressione "enter":
sudo ln -s /usr/lib/x86_64-linux-gnu/libcuda.so /usr/lib64/libcuda.so
Você pode criar o link simbólico também clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo "libcuda.so ", dentro de "/usr/lib/x86_64-linux-gnu/", e copie ele para dentro de "usr/lib64/". 

Provavelmente o terminal é muito mais rápido, literalmente um "Ctrl+C/Ctrl+V".

Depois disso, basta testar os títulos do Fusion. Em minha experiência depois dessa mudança,  meu Resolve não teve mais nenhum problema com absolutamente todos os "Fusion Titles", então, fica a dica.


Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo