GNOMENotíciasSistemas operacionais

GNOME 3.34 e o refinamento do XWayland

O GNOME 3.34, ao que tudo indica, será uma das melhores versões do GNOME desde muito tempo. Com diversas melhorias em sua performance e possíveis novidades em seu Shell. Mas, não acaba por aí…      

Além do refinamento na performance do GNOME Shell, a equipe responsável pelo GNOME vem implementando aprimoramentos a cada lançamento. Desta vez os usuários do Wayland receberão uma adição interessante.  

Neste ano o suporte ao Mutter do GNOME para gerenciar um arquivo Xauth e delegar a requisição ao XWayland foi adicionado. Essa contribuição da gigante Red Hat, tinha como objetivo permitir que aplicações X.org/X11 fossem executados no XWayland com privilégios de super usuário. Até o momento, executar programas como “sudo” não era uma tarefa tão simples, porém, com essa adição de código para o GNOME 3.34 esse comportamento foi corrigido.  

Assim o gerenciador de janelas do GNOME, o Mutter, recebe uma mudança significativa em seu código ao trabalhar com XWayland. Permitindo que um mesmo usuário local seja adicionado ao xhost e rode aplicações do Xclient como sudo no XWayland. As mudanças foram de autoria de Olivier Fourdan, atual Engenheiro de Software Sênior da Red Hat e criador do ambiente desktop XFCE.

A API gráfica Clutter, recebeu uma otimização em seu desempenho no Mutter. O Clutter é o responsável por acelerar as interfaces do usuário criadas com ela, por hardware, aproveitando de tecnologias como o OpenGL entre outros. A título de curiosidade o próprio GNOME Shell faz uso da API e outras aplicações. Essa foi uma contribuição de Niels De Graef, um dos desenvolvedores do GNOME.  

O GNOME 3.34 está sendo desenvolvido com muito empenho e promete ser uma ótima versão, seja para usuários do Wayland, como de sessões Xorg. Seu lançamento está previsto para 11 de Setembro.  

Faça parte de nosso fórum Diolinux Plus, e fique por dentro das novidades.  

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎  

Fonte: Phoronix, GNOME.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!