TutoriaisSistemas operacionais

Instalando e configurando a CyberGhostVPN no Linux

A utilização de VPNs vem crescendo muito ao longo do tempo, as pessoas descobriram a importância de manter os seus dados de forma mais privada e também acabaram descobrindo outras benesses, como poder consumir conteúdos bloqueados em seus países originais. Hoje vamos conhecer um pouco de uma das VPNs mais renomadas do mercado, a CyberGhost, e te mostrar como você pode usa ela no seu Linux.

Antes de mais nada, é interessante que você saiba o que é uma VPN e como ela pode trabalhar para tornar a sua vida mais segura, assim como, quais são os perfis de pessoas que podem tirar algum proveito desse tipo de serviço.

Produzimos um vídeo para desmistificar o uso de VPN e te alertar sobre os riscos de usar qualquer serviço de VPN pouco conhecido:

A CyberGhost VPN está patrocinando o canal Diolinux e vamos mostrar agora como funciona o processo de instalação e configuração na sua distro Linux. Produzimos um vídeo também mostrando o processo de instalação e o funcionamento dela na prática, confira:

Como instalar a CyberGhostVPN no Linux?

Atualmente a CyberGhost VPN tem suporte oficial para Ubuntu e Fedora, mas eles informam que deve funcionar sem maiores problemas no Debian e no Linux Mint também. O serviço usa alguns pacotes como Python3, sudo e openvpn, então é importante que estes pacotes estejam instalados.

Quais os benefícios da CyberGhost VPN?

A empresa se destaca por oferecer:

  • Acesso ilimitado para mais de 4200 servidores em 60 países diferentes;
  • Apps para Linux, Windows, macOS, iOS, Android, Amazon Fire Stick e mais;
  • 7 conexões simultâneas com dispositivos diferentes sob a mesma conta;
  • Suporte 24/7 em 4 línguas diferentes via chat ou e-mail;
  • 45 dias de dinheiro de volta garantido;
  • Não mantém logs dos usuários;
  • Tráfego de dados ilimitados para torrent e streaming;
  • Camada extra de proteção quando conectado a Wi-Fi público;
  • Inclui ferramentas de segurança para bloquear sites maliciosos, anúncios e rastreamento.

Ao acessar o seu Dashboard no serviço da CyberGhost VPN, você deverá acessar a seção de “Dispositivos” e depois clicar na opção “Configurar novo dispositivo”.

Configurações CyberGhostVPN

O cliente para Linux possui apenas versão Terminal, mas fique tranquilo, vamos ensinar você a usá-lo de outra forma, usando a própria estrutura do seu sistema.

Ao configurar o novo dispositivo, você deverá escolher em qual distribuição Linux você quer usar a ferramenta. No meu caso é o Ubuntu 19.04 no momento.

Configurações CyberGhostVPN

Depois disso, basta fazer o download do aplicativo no botão verde.

Configurações CyberGhostVPN

Você baixará um arquivo zip, basta extrair para uma pasta de sua preferência, dentro dele você encontrará o arquivo “install.sh”, basta verificar nas propriedades se ele está com permissões para execução e rodar o comando 

sudo ./install.sh
Configurações CyberGhostVPN

No processo de instalação, você deverá aceitar as condições e também inserir os dados da sua conta, seu usuário e senha, os mesmos que você usa para acessar o seu Dashboard no site da CyberGhost.

Configurações CyberGhostVPN

Uma vez instalado, agora você já pode utilizar a sua nova VPN e conectar o seu computador a algum servidor.

Use o comando:

cyberghostvpn --traffic --country-code

Isso vai te mostrar todos os servidores disponíveis para você conectar, para fazer a conexão em algum, você deve usar um comando assim:

sudo cyberghostvpn --traffic --country-code US --connect

Neste caso, você estaria conectando a um servidor dos Estados Unidos (US). Para conectar a outro país, basta alterar o “country code” conforme a tabela que for exibida.

Para desligar a sua conexão com a VPN, basta rodar o comando:

sudo cyberghostvpn --stop

Caso você queira usar a sua VPN para Streaming, como na Netflix, é necessário conectar a um servidor VPN especial, voltado especificamente para Streaming, com acesso ao conteúdo que você gostaria de fazer a transmissão.

Para isso, basta rodar o comando:

cyberghostvpn --streaming --country-code
Configurações CyberGhostVPN

Uma vez que você tenha identificado o serviço e país que você queira conectar, basta rodar o comando:

sudo cyberghostvpn --streaming 'Netflix UK --country-code GB --connect

Para parar a sua conexão, o comando é o mesmo:

sudo cyberghostvpn --stop

Configurando a VPN usando as ferramentas no sistema

O terminal não é a única forma de você usar os serviços da sua VPN, dentro do painel da CyberGhostVPN você pode adicionar um dispositivo “outro”, onde você pode selecionar protocolos, como o da OpenVPN, para usar em roteadores ou diretamente no sistema, que é o que vamos fazer.

Configurações CyberGhostVPN

Ao configurar o novo dispositivo, você baixa um arquivo zip, ao extrair este arquivo você encontrará estes outros 4 arquivos abaixo:

Configurações CyberGhostVPN

Vá até as configurações do sistema, na seção “Rede” e adicione uma nova conexão VPN, na janela que se abrir, selecione “Importar de arquivo…”

Configurações CyberGhostVPN

Na janela que se abrir, importe o arquivo “.ovpn” que você baixou, será necessário também adicionar o usuário e senha que o site da CyberGhost te ofereceu, depois é só clicar em “Aplicar”.

Configurações CyberGhostVPN

Antes mesmo de baixar o arquivo você seleciona em qual servidor você deseja se conectar, e agora basta ativar e desativar a VPN quando você quiser de uma forma muito simples.

Configurações CyberGhostVPN

Um site interessante para você analisar se a sua VPN está funcionando corretamente é o whatismyip.com, quando você se conectar a um servidor, por esta página será possível ver como os provedores conseguem ver a sua conexão e se o seu IP realmente está apontando para o país desejado.

Oferta especial para seguidores do Diolinux

O pessoal da CyberGhost criou uma oferta especial para o seguidores do blog Diolinux e do canal, basta clicar neste link e conferir o produto por apenas R$ 7,50 por mês, um desconto que chega a 80%.

Antes de fazer a assinatura, você pode entrar em contato com o suporte deles e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Na dúvida, reveja nossos vídeos para entender melhor essa tecnologia e usá-la da forma mais sábia possível.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!