NotíciasKDESistemas operacionais

Novidades no Kdenlive prometem agilizar a vida dos editores de vídeo

A nova versão do Kdenlive chega junto com o update do KDE, que abrange várias aplicações sob o “guarda-chuva” do projeto. Você pode conferir a matéria que fizemos falando sobre.    

Além dos updates corriqueiros, para consertar bugs, corrigir falhas no código e afins, tivemos algumas novidades nesta versão 19.08. As que merecem destaque são:  

– Edição de 3 pontos com teclas de atalhos do teclado. Com essa melhoria é possível desenvolver um trabalho mais rápido e economizando alguns cliques.  

– Fonte (Source): Nessa feature as linhas verticais verdes, V1 ou A2 à esquerda da faixa,  estão conectadas ao clipe de origem no box “Binário do Projeto (Project Bin)”. Somente quando um clipe é selecionado no box, a linha verde aparece dependendo do tipo do clipe (clipe A/V, imagem / título / clipe de cor, clipe de áudio).

qmPrKHpFyLeud3NJ aZknL8P16OkAwLM2y9VhbJNnq

– Target (Marcar): Na faixa V1 ou A1 elas estarão ativas quando a marcação ficar em amarelo. Uma faixa com marcação ativa reage a operações de edição, como inserir um clipe, mesmo que a fonte não esteja ativa (consulte “Exemplo de edição avançada” aqui).  

GQ oZpyddcOlW2d2NLz1 2T oksExsLgWGpzICiC8y0T7do8hxycrEnofKRdf5LIqrtcFqz8X85NFNXIIi AuB2IlA35OPppiuis4v1lb3ML41FcylJO9oMKQKUQ7Z HWe9lC2

– Pressionando o shift enquanto passa o mouse sobre os clipes no Binário do Projeto, assim fazendo uma “busca” pelo clipe que precisa.  

URWGWHUee1732pjOvPFJUh5RKY9ruhwDh 97V hhRyoCMZQsDcn2M1YP4CXCZ7kmwrlmB2RmZBmOWsCVD4a WCQe3bdnVv8UqtGKvxGd18KdowU

– Ajustar a velocidade do Vídeo ou do Áudio, pressionando CTRL+clique do botão esquerdo do mouse e assim arrastando sobre o clipe que precisa.  

nvQRDuVmt8eNvVcPYQ0mResaneqQDRzl1 IDFd5v d jmkAHShUb57EXOcswgV 87wulsMLUEsODX0NvIBkTB3hSgf3hieSmBux0pluzNDIdBFECNOVIfSoF7RUh81Qp9PuFDuZ

Outras melhorias  

  • Adicionado um parâmetro para etapas que permite aos usuários controlar a separação entre os keyframes gerados pelo motion tracker;
  • Ative novamente a funcionalidade transcodificação de clipe;
  • Adicionado uma seleção de tela no widget de captura de tela;
  • Adicionar opção para ordenar faixas de áudio em ordem inversa;
  • A duração do fade padrão agora é configurável a partir de “Configurações do Kdenlive> Misc”;
  • Render dialog: adicione o menu de contexto aos trabalhos renderizados, permitindo adicionar o arquivo renderizado como um clipe de projeto;

Renderwidget: Use o número máximo de threads no render.  

A lista completa para às melhorias, você pode consultar aqui.  

Para baixar a última versão do Kdenlive, basta acessar a seção de download no site oficial do projeto e escolher o método para a sua distro.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts

    Notícias

    Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo?

    Notícias

    Canva adquire Affinity, competindo frontalmente com Adobe