Sistemas operacionaisNotícias

Novo Dell XPS 13 Developer Edition, com Ubuntu

A Dell é conhecida por oferecer ótimos produtos, e possui uma linha de notebooks conceituadas no mercado. Nestes anos que venho exercendo minha profissão de técnico em informática, já tive diversas oportunidades de ter em minhas mãos muitos modelos da marca. A qualidade de construção sempre tem um capricho em seus produtos e a empresa também é famosa por sua assistência técnica.      

Infelizmente pouquíssimas empresas vendem seus computadores e laptops com Linux embarcado, falo de empresas sérias e não aquelas distribuições “tranqueiras” que são utilizadas apenas para baratear os custos de produção (isso só atrapalha e cria uma falsa sensação de como os sistemas voltados aos usuários comuns são). Especificamente no Brasil os números são menores ainda. No entanto, a Dell oferece alguns dispositivos com o Ubuntu embarcado. Ponto para empresa, que não traz um sistema datado e pouco intuitivo, ao contrário, mantém uma parceria com a Canonical e possibilita a escolha para seus consumidores (mesmo que em muitas vezes ela esteja um pouco escondida 😁️😁️😁️).

Novo modelo top de linha

A Dell é conhecida por segmentar seus modelos conforme o público, entretanto, não significa que um modelo denominado “Developer Edition” não possa ser utilizado por um usuário comum. O nome é claramente uma preferência dos desenvolvedores na escolha do sistema que gostam e costumam trabalhar (algo que teve início com o “Project Sputnik rools on”).  

dell-xps-developer-edition-ubuntu-canonical-intel

O novo modelo em questão é o Dell XPS 13 Developer Edition (7390), um poderosíssimo ultrabook com a distribuição Linux Ubuntu embarcada. A máquina não é uma das mais “econômicas”, mas entrega um hardware poderoso e consistente para diversos cenários de produção. Veja logo abaixo algumas de suas especificações:  

  • Sistema operacional Ubuntu 18.04.3 LTS;
  • Processador Intel Core i5-10210U de 10ª Geração (4 núcleos) ou processador Intel Core i7-10710U de 10ª Geração (6 núcleos);
  • Tela InfinityEdge, compatível com resolução Full HD e UHD (Ultra resolução HD);
  • Até 16 GB de RAM LPDDR3 com frequência de 2133MHz.
  • Wi-fi Killer AX1650 (2 × 2) baseado no chipset sem fio Intel Wi-Fi 6;
  • Bluetooth 5.0;
  • Duas portas Thunderbolt 3 com DisplayPort e fornecimento de energia;
  • Quatro slots de PCI Express Gen 3.

O modelo estará disponível em países da Europa, no EUA e Canadá durante o mês de Setembro. Estima-se que a partir de Outubro modelos adicionais com outros chips da 10ª Geração da série Core U (voltada para melhor gerenciamento energético) sejam lançados.  

Nada foi informado se num futuro o modelo estará disponível no Brasil, creio que não, também não foram ditos preços iniciais em outros países. Apenas o mercado americano possui uma estimativa de preço do modelo mais básico, iniciando na casa dos $ 899,99 Dólares (algo em torno dos R$ 3.700,00).  

Aqui no Brasil modelos com a 8ª Geração dos processadores Intel estão disponíveis, mas com Windows 10 e um preço bem salgado.  

dell-xps-developer-edition-ubuntu-canonical-intel-preços-brasil

Caso esteja interessado em modelos da empresa com Ubuntu 18.04 e um preço mais em conta, a linha Inspiron é bem interessante, segue o link.  

Faça parte de nosso fórum Diolinux Plus, e fique por dentro das novidades.  

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎   Fonte: OMG Ubuntu, Barton George.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
275 postagens

Sobre o autor
Técnico em Informática, redator e SISTEMATICAMENTE apaixonado por tecnologia. A mente responsável pelo projeto OSistemático.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos