UbuntuNotícias

Ubuntu 19.10 deve trazer suporte ao poderoso ZFS

Há muito tempo a Canonical, empresa que desenvolve o Ubuntu, vem trabalhando para trazer suporte ao sistema de arquivos ZFS para o sistema. Atualmente é possível instalar deliberadamente, porém, era praticamente impossível distribuí-lo junto com o Linux por conta de sua licença.    

O ZFS é uma combinação de sistema de arquivos e um gerenciador de volumes lógicos, desenvolvido originalmente pela Sun Microsystems. Se trata de um sistema de arquivos extremamente escalável, e inclui uma grande proteção contra corrupção de arquivos, suporte para altas capacidades de armazenamento, uma eficiente capacidade de compressão de arquivos, suporte para snapshots, clones copy-on-write, verificação de integridade e reparo automatizado, entre muitas coisas.  

Originalmente o ZFS era um software de código fechado, e usado internamente pela Sun como parte do Solaris, em 2005 ele teve seu código aberto através da licença CDDL (Common Development and Distribuition License). Um dos fatores mais impressionantes do ZFS, para nós, meros mortais, é a sua capacidade de volume máximo, que são 256 trilhões de yobibytes

Manobras da Canonical

A empresa levou muito tempo para analisar calmamente as licenças de ambos os softwares, o ZFS e o Linux, para entender como seria possível oferecer o recurso no Ubuntu da forma mais direta possível, sem quebrar qualquer regra.  

Segundo as informações da Canonical, o Ubuntu 19.10 deverá permitir a instalação do sistema em ZFS para a partição raiz, permitindo que os usuários da distro tenham acesso aos recursos avançados do file system sem complicações.  

Usar o ZFS no Ubuntu permitira a existência de novos recursos avançados, como Snapshots do sistema através do GRUB, como é demonstrado neste artigo da Canonical.  

O Objetivo do Ubuntu é tornar algumas das ferramentas básicas e avançadas acessíveis e transparentes para qualquer pessoa, por exemplo, provendo snapshots automáticas, e uma forma rápida e fácil e fazer o rollback de um sistema inteiro em instantes, atualizações offline, uma simples ferramenta de backup, entre outras coisas que o ZFS permite.  

Enquanto o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine não chega, fique ligado aqui no blog para saber das novidades, se quiser trocar algumas ideias com a gente e com a incrível comunidade Diolinux, entre no nosso fórum, o Diolinux Plus.  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!