Sistemas operacionaisNotícias

Novo XFCE pode chegar antes do que imaginamos!

Tivemos o lançamento do XFCE 4.14, depois de quase 5 anos de desenvolvimento, há algumas semanas, e mesmo depois desse tempo, o projeto não trouxe grandes novidades, o que fez alguns se perguntarem: Quanto tempo vamos ter de esperar pela próxima versão?

Definitivamente o XFCE não é o chamado “projeto super popular”, ao menos quando olhamos para a quantidade de desenvolvedores envolvidos, mas mesmo assim, ele acabou se tornando uma das mais sólidas interfaces gráficas do mundo Linux ao longo do tempo, justamente por deixar de priorizar tanto inovações e adições de recursos e focar em estabilidade e correção de bugs.  

Informações por parte dos desenvolvedores do XFCE apontam que a próxima versão estável, 4.16, deverá estar disponível já no próximo ano.  

Simon Steinbeiss, gerente do projeto XFCE, comentou que o projeto gostaria de se manter próximo com o modelo de lançamento de 6 meses, estendendo no máximo até a um ano para entregar uma nova versão estável. O desenvolvimento do XFCE 4.14 levou praticamente 4 anos a mais do que o esperado, porque houveram muitas mudanças tecnicamente difíceis de serem feitas, ainda mais numa equipe reduzida.  

Ao longo dos últimos anos a equipe do XFCE fez um grande trabalho no porte da interface para o GTK3, algo que consumiu muito tempo. Para a próxima versão não há necessidade de fazer o porte para o GTK4, ou dar suporte completo ao Wayland, então um lançamento breve, focado em outras funcionalidades da interface é mais provável.  

Existe um roadmap de funcionalidades e objetivos para a versão 4.16 do XFCE, que ainda não tem data definida para sair, basta clicar aqui e conferir.  

Se você pudesse fazer um pedido aos desenvolvedores do XFCE, qual seria? Que recurso você gostaria de ver na interface?   

Compartilhe a sua opinião e tire as suas dúvidas sobre o XFCE no nosso fórum.

Até a próxima!  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!