Carteira de Trabalho brasileira, enfim entra no Século 21
Notícias

Carteira de Trabalho brasileira, enfim entra no Século 21

O mundo está cada vez mais conectado e atrelado a “nuvem” (cloud), fornecendo facilidades e serviços para o nosso dia a dia, agora chegando também a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).    

A partir desta terça (24), o Governo Federal publicou a Portaria Nº1.065, com as regras para a emissão da Carteira de Trabalho Digital, que terá equiparidade com a “velha” Carteira de Trabalho de papel, que ainda será válida.  

Todos os brasileiros e estrangeiros cadastrados como Pessoa Física (que tenham o CPF), vão poder ter acesso a Carteira de Trabalho Digital. Para isso solicitar a sua, você pode acessar esse link e se cadastrar para ter acesso a sua Carteira de Trabalho Digital.

BvqeTFEVg4olI7Va KCbXNbjSyOMQS1sZYlwPmbrgRWTEYiGNP2PM83RqOKbM23u

Segundo a norma, você não vai mais precisar apresentar a CTPS ao empregador, bastando informar o seu CPF e o processo de registro será feito de forma digital. As anotações feitas pelo empregador na Carteira de Trabalho Digital equivalem às previstas na CLT. Para as empresas que já usam o sistema de escrituração digital do eSocial, basta pedir o número do CPF do trabalhador, que já equivaleria à apresentação da CTPS. A CTPS em meio físico (aquela azulzinha) ainda continua valendo normalmente, para casos em que o empregador não for obrigado a usar o eSocial.  

Assim trazendo facilidade tanto para o empregado quanto para o empregador, diminuindo a burocracia envolvida na hora da contratação.   

Para baixar a Carteira de Trabalho Digital, você tem versões para Android ou iOS.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.  

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    NVIDIA contribui com drivers de código aberto

    Notícias

    Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa