Conky - Overview e instalação - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Conky - Overview e instalação

Veja agora o que é o famigerado Conky. Para quê serve, e o processo de instalação e configurações básicas.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

/ por Jedi Fonseca
A capacidade ilimitada de personalização do sistema é uma das coisas que mais chama a atenção dos usuários para o mundo das distribuições Linux. Quando falamos em personalização, o Conky é uma das primeiras coisas que vem à mente de muitos usuários, principalmente aqueles recém chegados a este mundo.

conky-overview-instalação

O Conky é um monitor de sistema, porém, diferente do usual por vários motivos.

A maior parte das aplicações de monitoramento do sistema, disponíveis para as distribuições Linux, possuem layout e uso bem aos “moldes padrões”. Um ícone disponível no menu/dock/área de trabalho do sistema, que ao ser acessado abre uma janela com informações, como: serviços, aplicativos em execução, quanto dos recursos da sua máquina cada um destes serviços está consumindo, uso de CPU, RAM, disco, etc.

O Conky, por outro lado, possui uma forma bem peculiar de “se apresentar”. Ao invés de uma janela convencional, os dados são exibidos em forma de “HUD”. Janelas, geralmente sem bordas, fixas na área de trabalho, e não interativas. Nativamente, toda e qualquer modificação no Conky deve ser feita manualmente através da edição do script de configurações de cada tema.

O aplicativo é capaz de exibir basicamente qualquer informação na sua área de trabalho. Desde informações sobre o seu hardware até, previsão do tempo, hora e data, emails, players de música, notícias, entre muitas outras. Estas informações podem ser exibidas de inúmeras formas diferentes. Podendo alternar entre estilos de fontes, temas, posição na tela, tamanho, etc.

O Conky não possui uma interface/janela de configurações por padrão. Se você quiser configurá-lo via interface gráfica, terá que instalar um aplicativo à parte, o Conky Manager. Este, porém, só é capaz de gerenciar uma mínima parte de toda a infinidade de opções e configurações que o Conky possui. Caso você queira modificar todas essas configurações não disponíveis no Conky Manager, terá de fazê-lo manualmente, editando o script de configurações do tema desejado.

Com o que foi dito até agora, podemos perceber que o uso do Conky no “mundo Linux” é de certa forma bastante irônico.

Você talvez esteja se perguntando:
Irônico? Como assim?
Ok. Eu explico.

O Conky é, sem sombra de dúvidas, um programa muito bem feito. Atualmente continua sendo mantido, e novas versões são lançadas regularmente. Todavia, este com certeza não é um aplicativo direcionado ao usuário iniciante, tanto que, nativamente não possui sequer uma interface gráfica para configurações. E mesmo aquelas opções de interfaces de gerenciamento não próprias, como o Conky Manager, são extremamente limitadas. Mesmo assim, é justamente o usuário iniciante quem mais demonstra interesse na aplicação.

Eu já utilizei o Conky por algum tempo (E adivinha quando? Quando era iniciante.). Porém, hoje em dia, o aplicativo não me faz a menor falta. Na verdade, nunca o achei necessário, apenas me sentia o “hackudão” por ter todas aquelas informações sobre o sistema sendo exibidas na minha tela. Até gosto de alguns dos temas mais minimalistas do Conky, mas existem outras opções de aplicações mais simples e fáceis de usar, para quem quer apenas exibir um relógio na área de trabalho ou algo do tipo. Sendo assim, não é muito provável que algum dia eu volte a utilizá-lo.

Por fim, não tem a menor importância o que eu ou qualquer pessoa pensa sobre o Conky. Na minha opinião, essa é a verdadeira liberdade no mundo do software. Você é livre para usar o que quiser, quando quiser, pelo motivo que for, e não há nada de errado nisso.

O vídeo abaixo é o primeiro vídeo de um projeto que começou no Instagram e está se expandindo para o YouTube. Trata-se do projeto O Pinguim Criativo, que foi o assunto principal de uma das nossas lives de sexta-feira no Diolinux Friday Show. O vídeo mostra o passo a passo da instalação e configurações básicas do Conky e Conky Manager em diversas distribuições Linux.


O quê você acha sobre o Conky? Já testou? Tem interesse em testar? Conte-nos nos comentários.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus

Por hoje é tudo pessoal! :)

_____________________________________________________________________________

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo