AndroidAplicativosNotícias

Ok Google! Quais as novidades do Google Assistente em 2022?

Seja para ouvir músicas, automatizar uma lâmpada no quarto ou até mesmo criar uma casa 100% automática que funciona por comandos de voz, as assistentes virtuais estão cada vez mais presentes no mundo moderno.

Em 2016, a gigante das buscas lançou sua assistente virtual para competir com a Alexa da Amazon que embora ainda seja muito utilizada, vem perdendo um pouco de espaço para a Google Assistente, que está caindo nas graças do povo.

Isso porque além de estar presente nos aparelhos “Nest”, ela também está disponível em vários dispositivos que utilizam os sistemas operacionais da empresa, como TVs, chromebooks, celulares, tablets e até mesmo em computadores com Linux.

Vamos falar sobre os avanços da tecnologia da Google e quais as novidades que a gigante das pesquisas está planejando para sua ferramenta de assistente virtual.

Ok Google…

Se você possui algum dispositivo que utiliza a tecnologia dos sistemas operacionais da Google, provavelmente já disse as palavrinhas mágicas “Ok Google” para realizar alguma tarefa, como abrir o YouTube, programar um alarme ou criar um evento em sua agenda.

Essa combinação de palavras fez bastante sucesso entre os usuários de Android e provavelmente já deve ter te irritado em algum momento, onde sem querer você acabou falando algo que tinha a palavra “Google” e a assistente virtual era aberta de forma instantânea.

Nest, uma família de peso

Embora o uso da assistente em dispositivos Android seja bastante conhecido, ela se integra muito bem aos dispositivos “Nest” da companhia, que vão de termostatos e câmeras, até alto-falantes automatizados da companhia.

image 90

Você provavelmente conhece os produtos Nest como as caixas de som que possuem a Google Assistente embutidas, mas antes de ser comprada pelo Google, a Nest produzia equipamentos de automação residencial como termostatos inteligentes, câmeras, detectores de fumaça e  fechaduras eletrônicas.

A companhia ainda produz estes produtos que agora são cada vez mais integrados entre si e a Google Assistente, visando manter sua casa mais inteligente, segura e confortável.

O quão poderosa é a Google assistente?

Desde criar um evento em sua agenda até controlar um cômodo de sua casa, a Google assistente é repleta de funções e sem dúvida nenhuma pode te surpreender. 

A integração com os sistemas operacionais do Google permite a você possuir uma assistente virtual em seu bolso, garantindo que você não precise de um dispositivo dedicado (como uma Echo Dot ou Google Nest) em cada local de sua casa.

Algumas das funções que a Google Assistente podem realizar são:

  • Reproduzir músicas através de serviços de streaming (como o YouTube Music, Spotify);
  • Responder perguntas por pesquisa por voz;
  • Abrir aplicativos (quando usado no Android ou um Chromebook);
  • Criar rotas para uma viagem;
  • Enviar mensagens através de aplicativos como o WhatsApp e Telegram;
  • Controlar lâmpadas e eletrodomésticos inteligentes (desde que os mesmos possuam integração com a Google Assistente);
  • Jogar alguns títulos compatíveis com comandos de voz;
  • Ler as notificações de seu celular;
  • Realizar traduções de conversas em tempo real.

Recursos pensados em te oferecer mais comodidade, abrindo novas possibilidades de interação com a tecnologia, indo muito de apenas evitar alguns cliques em seu celular para ações básicas, um caso de uso interessante é que a Google Assistente também pode ser utilizada em dispositivos Android Auto, trazendo mais segurança para o motorista.

O que a Google planejou para 2022?

O Google não deixa de investir em seus projetos e está trabalhando em apresentar algumas novidades para o ano de 2022. 

A gigante das pesquisas está melhorando sua assistente para que ainda mais comandos remotos possam ser utilizados nela e além de diminuir o termostato, fechar a porta da garagem e até mesmo controlar a temperatura de seu carro, independente do local que você esteja.

Com a nova atualização da assistente será possível bloquear, desbloquear e obter informações de qualquer dispositivo integrado a ela, como seu telefone, smart TVs e até mesmo carros que contenham a tecnologia Android Auto, como alguns automóveis da Volvo, que receberão estas funções em breve.

Você utiliza a Google Assistente? O que acha desta tecnologia?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos