Notícias

Mozilla Firefox vai mudar o ciclo de lançamento das suas versões

O Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares do planeta e de uns tempos para cá, ele vem adotando uma série de medidas inovadoras. Agora mais uma, tempo de lançamento mais curto.    

Na renovação, começou com a mudança de todo design que identifica a Mozilla. Depois veio o foco em privacidade, como o Firefox Send, Firefox Monitor, Extensão “anti-Facebook” e o Firefox Private Network.  

O anúncio da mudança foi feito pela Líder  do gerenciamento de versões do Firefox, Ritu Kothari (Yan Or). Ela comentou sobre uma visão geral de como o processo é hoje em dia:  

“Normalmente, enviamos uma versão principal do navegador Firefox (Desktop e Android) a cada 6 ~ 8 semanas. Construir e liberar um navegador é complicado e envolve muitos players. Para otimizar o processo e torná-lo mais confiável para todos os usuários, ao longo dos anos, desenvolvemos uma estratégia de lançamento em fases que inclui canais de ‘pré-lançamento’: Firefox Nightly , Beta e Developer Edition . Com essa abordagem, podemos testar e estabilizar novos recursos antes de entregá-los à maioria dos usuários do Firefox por meio de uma liberação geral.”  

Complementando com o anúncio da mudança:  

“E hoje nós estamos animados para anunciar que estamos mudando para um ciclo de lançamento de quatro semanas! Estamos ajustando nossa cadência para aumentar nossa agilidade e oferecer novos recursos mais rapidamente. Nos últimos trimestres, recebemos muitas solicitações para levarmos recursos ao mercado mais cedo. As equipes de recursos estão trabalhando cada vez mais em sprints que se alinham melhor com os ciclos mais curtos de lançamento . Considerando esses fatores, é hora de mudarmos o ritmo de lançamento.”  

Com isso, a partir do primeiro trimestre de 2020, o planejamento deles é lançar uma nova versão principal a cada 4 semanas. Já as versões ESR (Extended Support Release), o seu ritmo continua inalterável.   

Para minimizar os riscos de um ciclo “curto” e manter a qualidade, a equipe do Mozilla Firefox deve:  

  • Verificar se a produtividade de engenharia do Firefox não é afetada negativamente;  
  • A ideia é agilizar as correções via feedback dos usuários e liberar rapidamente as correções, assim como otimizar o processo de detecção e resolução de problemas;  
  • Ser capaz de controlar a implantação das funções, dependendo de disponibilidade da versão;  
  • Garantia de testes adequados dos maiores recursos que abrangem vários ciclos de liberação;  
  • Ter processos claros e consistentes de mitigação e decisão.  

A implementação será gradual, começando com o Firefox 71, conforme a tabela abaixo:

tq 7Kn4ltM4OKlS0iYkUxRHtwgxvcTBCtwfej 7M6I1FcyQgQp1mo24e2C RrKmqmBe1ogkJLfRvDR G7cFduMpaEaM74fW b0vaVDOlAHBqTC8HsIqHjWcKCcgjiFh5 zUyLvyF

Para conferir o post completo do anúncio, você pode clicar aqui.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!