Como remover o ruído do seu microfone em chamadas no Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como remover o ruído do seu microfone em chamadas no Linux

Veja agora como ativar o cancelamento de ruído no Linux.

domingo, 22 de setembro de 2019

/ por Jedi Fonseca
Se você, assim como eu, utiliza um daqueles microfones baratos, de procedência duvidosa. Ou então a placa de som do seu computador “não é lá essas coisas”, e não está conseguindo obter uma qualidade de áudio decente nas suas chamadas. A dica que temos hoje com certeza lhe será de grande ajuda.

como-remover-o-ruido-do-seu-microfone-em-chamadas-no-linux

Todo o som que entra e sai do seu computador com Linux é gerenciado por um servidor de som chamado PulseAudio. Quando você acessa as configurações de som da sua distro, e executa ações como alterar os níveis de volume, escolher entre as entradas e saídas de som, alterar o balanço, ou qualquer outra configuração disponível, é o PulseAudio que faz com que tudo aconteça.

Os criadores e mantenedores das distros e aplicações de controle de som geralmente incluem nessas aplicações apenas aquelas opções de configuração que funcionarão em praticamente todos os casos, que provavelmente não terão problemas de incompatibilidade de hardware e que não dêem ao usuário comum a chance de “quebrar” alguma coisa no sistema.

O que nem todos sabem é que o PulseAudio tem muito mais opções e ajustes do quê o que é mostrado nas configurações do seu sistema. Essas opções e ajustes são o que chamamos de módulos. 

Estes módulos estão “ocultos” por padrão, geralmente por estarem em fase de testes, assim possuindo incompatibilidade com alguns tipos de hardwares, ou talvez ainda, não estarem estáveis o suficiente para serem disponibilizados por padrão nas configurações de som do sistema. É através de uma dessas opções “ocultas” que iremos amenizar, ou dependendo do caso até remover por completo o problema de ruído.

A opção da qual estamos falando é a “module-echo-cancel”. Este é um módulo do PulseAudio criado com o objetivo de remover o eco do sinal de entrada do microfone, mas felizmente, ao resolver o problema de eco, o problema de ruído também recebe uma melhora muito significativa.

Ouça abaixo um trecho de áudio comparando o antes e depois da ativação do ‘module-echo-cancel’:


Como ativar o “module-echo-cancel”?


Como já falamos diversas vezes aqui no blog, e também no canal no You Tube, tudo no Linux são arquivos. Sendo assim, o que vamos fazer agora é simplesmente editar um arquivo de texto, que é o arquivo de configurações do PulseAudio.

Abra um terminal. Copie e cole o comando abaixo, e então pressione ‘Enter’.

sudo nano /etc/pulse/default.pa

Nesse momento você terá uma tela semelhante a da imagem abaixo.

arquivo-de-texto-default.pa-em-edicao-com-o-nano

Pressionando “seta para baixo” desça até o final do arquivo de texto, copie e cole as linhas abaixo de forma que fique exatamente como mostrado na imagem abaixo:

load-module module-echo-cancel source_name=noiseless

set-default-source noiseless

arquivo-default.pa-apos-a-edicao

Pressione “Control + O” seguido de “Enter” para salvar. E “Control + X” para fechar.

Por fim, cole o comando abaixo no seu terminal e pressione “Enter”.

pulseaudio -k

Após isso, independente da distro ou interface gráfica que você esteja usando, nas configurações de áudio deve aparecer um dispositivo de entrada semelhante ao mostrado abaixo:

selecao-da-entrada-de-audio-correta-para-a-reducao-de-ruido
Basta selecionar o dispositivo de entrada que possui o cancelamento de eco, conforme imagem acima, e pronto.

Você já teve problemas com ruído no som do seu microfone? Já sabia dessa dica, ou conhece outra tão boa quanto, ou melhor? Compartilhe conosco nos comentários.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus

Por hoje é tudo pessoal! 😉

_____________________________________________________________________________

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo