Tutoriais

Como criar um podcast grátis e publicar no Spotify e Apple Podcasts

Os podcasts estão disponíveis em uma grande variedade de plataformas, são em sua maioria gratuitos, e são uma excelente ferramenta de divulgação e aprendizado. Estas são apenas algumas dentre as várias razões que fazem com que os podcasts, hoje em dia, sejam uma mídia em ascensão.      

O acesso a este tipo de mídia é tão fácil, que o fato de você estar lendo este artigo agora já é um sinal de que possui os meios necessários para ter acesso a um número gigantesco de podcasts, sobre os mais variados assuntos que possam lhe interessar.  

Assim como a demanda por podcasts está em alta, a de pessoas desejando criar este tipo de conteúdo também está. Através de uma pesquisa no Instagram, perguntamos quais de vocês já pensaram em ter um podcast. O número de respostas positivas foi enorme. Porém, a grande maioria dessas pessoas ainda não conseguiu realizar esse desejo. O que ocorre pelos mais variados motivos, como: não saber sobre o que falar, falta de pessoal para integrar o projeto, falta de tempo, ou simplesmente por não saber como começar.  

O nosso objetivo com este artigo, é justamente ajudar a essas pessoas que não sabem por onde começar. Ou que, erroneamente pensam que criar um podcast é algo complicado, trabalhoso, e que demanda uma quantidade exorbitante de tempo.  

Como fazer?

A ferramenta que iremos utilizar é o Castbox, que há bastante tempo é parceiro do nosso canal no YouTube. O Castbox é um serviço gratuíto com integração com vários outros serviços, como o Spotify, Google Podcasts, entre outros. O grande diferencial do Castbox, é que além de permitir que você ouça podcasts através do seu computador, ou aplicativo no celular. Ele também permite que você crie e publique o seu próprio podcast, não apenas no próprio Castbox, mas também em outros serviços como Spotify e Apple Podcasts (iTunes).  

No vídeo a seguir ensinamos o passo a passo de como criar e publicar o seu podcast no Spotify e Apple Podcasts.  

Você também está nessa “moda” de ouvir podcasts? Ou cria conteúdo para esse tipo de mídia? Conte-nos nos comentários quais você mais gosta, ou qual é o seu próprio podcast.   

Não deixe de conferir o nosso curso de edição de áudio para podcasts com o Audacity, no Diolinux Play!  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Por hoje é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!