Notícias

Facebook cria aba exclusiva para notícias, visando acabar com as fake news na plataforma

Uma rede social em declínio. Ao menos é isso o que diz o Google Trends, junto com um grande número de pessoas que a cada dia usa menos o Facebook. Assim como com a evolução, as espécies precisaram se adaptar para sobreviver, o Facebook vem buscando novas formas de se aprimorar e tornar-se mais interessante ao público.      

Na última sexta feira (25), foi anunciada no facebook Newsroom uma nova funcionalidade chamada Facebook News. Trata-se de uma aba na rede social inteiramente dedicada à notícias, com várias opções de personalização e conectividade com serviços de notícias de terceiros.  

Hoje em dia o Facebook já é utilizado por muitas pessoas para, entre outras coisas, ficar por dentro das notícias. Porém, vários fatores fazem com que a plataforma não seja, nem de longe boa para essa finalidade. Primeiro que atualmente o Facebook não possui uma infraestrutura que tenha sido criada para tal finalidade, outro ponto importante é que o sistema de verificação de fontes e da veracidade das notícias por parte da plataforma atualmente não funciona tão bem como deveria.  

O Facebook News dará aos usuários, total controle sobre o conteúdo que cada um irá ver, também abrirá para o usuário a possibilidade de acesso a um número muito maior e mais variado de notícias, de acordo com os gostos de cada um, dentro do próprio Facebook. O serviço também deixará em destaque as notícias mais relevantes do dia, tendo também uma sessão para aquelas mais novas.  

Segundo a publicação original, antes que o desenvolvimento do produto em questão fosse iniciado, a equipe entrou em contato com vários profissionais do mundo do jornalismo com o intuito de buscar informações e conhecimento o suficiente para poder desenvolver um serviço confiável e com credibilidade. Segundo Mark Zuckerberg, ao conversar com esses jornalistas, foi questionado quais funcionalidades eles gostariam de ver incluídas no serviço, como as notícias deveriam ser apresentadas, entre outros.  

Dentre as funcionalidades que estarão presentes no novo serviço, podemos destacar:  

  • Today’s Stories: como o próprio nome já diz, são as principais notícias do dia, que serão selecionadas por uma equipe de jornalistas ao longo do dia.
  • Personalization: todos os dias será mostrada uma seleção de notícias com base no que você vê, compartilha e segue.
  • Topic sections: aqui você poderá explorar individualmente vários tópicos, como: negócios, entretenimento, saúde, esportes, ciência e tecnologia.
  • Suas inscrições: uma seção para pessoas que conectaram suas contas de outros serviços de notícias à sua conta no Facebook.
  • Controls: Permitirá ao usuário ocultar tópicos, artigos e editores que não deseja ver.  
como-sera-a-nova-aba-news-no-facebook

Inicialmente, para fins de testes, o Facebook News será liberado apenas para um grupo seleto de usuários nos EUA. A data de lançamento de uma versão aberta ao público ainda não foi revelada, mas considerando que o serviço já foi divulgado, acredito que dentro de no máximo poucos meses todos possamos testar o novo recurso.  

Não creio que o Facebook corra algum risco de deixar de existir em um curto prazo, mas se formos analisar o declínio constante que a rede social vem sofrendo, se as coisas não mudarem, acredito que em alguns anos ela chegue ao seu fim. O Facebook News pode ser uma ótima jogada para garantir a longo prazo, ou aumentar as chances de sobrevivência e crescimento da empresa.  

Particularmente, não sou um usuário ativo da rede social há anos, mas quem sabe essa nova funcionalidade não me leve de volta a ela.  

Você já foi, ou ainda é usuário do Facebook? Está ansioso pelo News? Conte-nos nos comentários.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!