Novo tema claro do Ubuntu não será mais o padrão na versão 19.10 - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Novo tema claro do Ubuntu não será mais o padrão na versão 19.10

Devido ao curto prazo, desenvolvedores voltam atrás e o novo tema “light” não será mais o padrão do Ubuntu 19.10.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

/ por Jedi Fonseca
Há alguns dias postamos aqui no blog um artigo sobre o novo tema claro do Ubuntu. No artigo, relatamos os planos dos desenvolvedores de trazer o novo tema como padrão no Ubuntu 19.10. Planos esses que, por dificuldades técnicas, acabaram de mudar.

novo-tema-claro-ubuntu-nao-sera-padrao-na-versao-19.10

A criação da nova variação clara do tema Yaru veio um tanto quanto tardia no desenvolvimento do Ubuntu 19.10. Apesar de que, aos olhos mais leigos, parece uma mudança simples de ser feita. Alterar a cor das “headerbars” de cinza para branco exige muito mais trabalho do que parece.

O tema do sistema tem que ser capaz de se integrar de forma, no mínimo coerente, com milhares de aplicações diferentes, das quais apenas uma pequena parte segue os padrões de design do GNOME. É realmente bastante fácil, “somente” alterar a cor de cinza para branco, qualquer usuário com conhecimentos mínimos pode alterar a cor através dos arquivos do tema. O difícil e muito trabalhoso, é fazer com que essa nova cor, designs, efeitos de botões e menus, se adaptem perfeitamente ao maior número possível de aplicações e todo o sistema. Dito isso, fica clara a razão pela qual os planos de trazer o novo tema como padrão na próxima versão não deram certo.

Já está definido que o tema que virá por padrão na versão 19.10 será uma versão atualizada e levemente modificada do Yaru Ambience, que é o tema padrão do Ubuntu desde a versão 18.10.

Mas se você é uma das muitas pessoas que estavam animadas com a chegada do novo tema, não desanime! A nova versão clara do tema Yaru ainda estará disponível no Ubuntu 19.10. Apenas, não como padrão. Com o auxílio do GNOME Tweaks (Ajustes) será possível alternar entre as variações do Yaru: ambience, dark, e a nova versão light. O objetivo continua o mesmo, tornar o tema “light” padrão. Porém, apenas no Ubuntu 20.04.

Na minha opinião, a mudança de planos de quando o “Yaru light” se tornar o tema padrão é completamente aceitável. É preferível prorrogar o prazo e lançar um software melhor acabado, do que cumprir o primeiro prazo estipulado e entregar um produto cheio de erros, e não completamente funcional.

Você estava ansioso com a chegada no “Yaru light” como tema padrão? O quê você pensa sobre a recente mudança nos planos? Conte-nos nos comentários.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus

Por hoje é tudo pessoal! 😉

____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo