Pop!_OS 19.10 é lançado com base no Ubuntu mais novo - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Pop!_OS 19.10 é lançado com base no Ubuntu mais novo

Sistema da System76 é lançado com algumas novidades, além das já anunciadas pelo Ubuntu 19.10.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

/ por Ricardo
Pop!_OS é uma das distros “filhas” do Ubuntu que tem se saído bem, nesse “mar” de distribuições para escolha. Agora com uma nova versão no mercado.


Pop!_OS 19.10 é lançado com base no Ubuntu mais novo




O Ubuntu 19.10 foi lançado há uma semana e, suas “filhas” já começam à atualização (tirando às flavours oficiais), com o Pop!_OS fazendo a sua parte. Em seu blog oficial, a System76 fez o anúncio das novidades presentes.




As novidades começaram com a atualização dos temas, que agora conta com uma versão Dark do tema padrão do Pop!_OS, elas são:




● Um novo Dark Mode está disponível para Pop! _OS nas Configurações de Aparência. Os modos Claro e Dark apresentam cores de maior contraste usando uma paleta de cores neutras que é fácil para os olhos.

● A funcionalidade do Dark Mode foi expandida para incluir o shell, fornecendo uma estética mais consistentemente escura em todo desktop. Se você estiver usando a extensão User Themes para definir o tema do shell, desative-o para usar o novo switcher integrado (alternador) entre o modo claro e dark.

● O tema padrão no Pop! _OS foi reconstruído com base no Adwaita. Embora os usuários possam notar apenas uma pequena diferença em seus widgets, o novo tema do sistema operacional fornece medidas significativas para impedir que os temas do aplicativo sofram falhas na interface do usuário. Essa quebra se manifesta no aplicativo como texto ausente ou desalinhado, widgets quebrados e erros de escala e não deve ocorrer com o novo tema em vigor.

● O tema atualizado inclui um novo conjunto de efeitos sonoros modernizados. Os usuários agora ouvirão um efeito sonoro ao conectar e desconectar um cabo USB ou de carregamento. O efeito sonoro para ajustar o volume foi removido.


O Gnome também foi atualizado e agora está na versão 3.34, como um update na versão do Kernel, indo agora para a versão 5.3, suporte ao Wayland melhorado.

O processo de atualização para uma nova versão do sistema mudou. Eles usaram como exemplo, do Pop!_OS 19.04 para o 19.10:

“ Para atualizar para a versão 19.10 a partir de uma versão totalmente atualizada do Pop! _OS 19.04, abra o aplicativo Configurações e role para baixo no menu da barra lateral até a guia Detalhes. No painel “Sobre” da guia “Detalhes”, você verá um botão para baixar a atualização. Quando o download estiver concluído, pressione o botão novamente para atualizar seu sistema operacional. Esse será o método padrão de atualização entre os lançamentos do Pop! _OS daqui para frente.”




E as híbridas, como “andas”...?


Então, as híbridas são um caso à parte 😅. É inegável que a System76 inovou quando trouxe ISOs do seu sistema, com os drivers já prontos para AMD/Intel ou NVIDIA. Mas recentemente, a NVIDIA trouxe a notícia que todos os “donos” de um laptops híbridos estavam querendo, a tão esperada “troca” (switch) entre as GPUs ou o modo On-Demand (onde a GPU da NVIDIA fica “descansando” e só “acorda” quando precisa).

Mas, para que essa tecnologia fosse usada, precisa ter o driver 435.21 e o Xorg modificado pela próprio NVIDIA, que até o momento que escrevo essa matéria, só tinha para às versões 18.04 e 19.04 do Ubuntu. Então perguntei no Twitter do Pop!_OS, se eles iriam implementar as novidades da NVIDIA, e a resposta do Engenheiro Michael Aaron Murphy foi:


“Isso é implementado neste PR: https://github.com/pop-os/system76-power/pull/111

Ele existirá juntamente com nosso método atual de alternância entre as GPUs, pois muitas GPUs NVIDIA não suportam o novo recurso.

Se você possui uma GPU suportada, esse recurso estará disponível em breve.”

O anúncio completo do lançamento do Ubuntu 19.10, você pode conferir aqui.

Sobre as híbridas, como já mencionei em outros artigos e nas lives, tanto na Twitch quanto no YouTube (Diolinux Friday Show), essa tecnologia é teoricamente nova no mundo Linux e, muitas empresas que mantém alguma distro, como Canonical, System76, pessoal do Mint e afins, vão implementando aos poucos. Creio que a tecnologia estará disponível no Ubuntu 20.04 LTS e talvez no Mint 20. Então agora é momento de paciência e calmaria para essa tecnologia.

Também fizemos uma review no canal, mostrando os principais pontos desta versão do Pop!_OS.

           

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.  Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo