Sistemas operacionaisNotícias

LibreOffice terá caixas de diálogo em GTK no Linux

O LibreOffice, ferramenta de produtividade gratuita e popular, vai receber um “upgrade” na caixas de diálogos nativos no Linux. Deixando assim, mais perto da UI do desktop “hospedeiro” do app.    

Por muito tempo, às caixas de diálogos do LibreOffice no Linux, foram implementadas com o toolkit VCL, que emulava o toolkit do desktop “hospedeiro”.   

Isso veio sendo tendência nas últimas atualizações do LibreOffice, quando os devs implementaram mais diálogos em GTK do que em VCL. Na quinta-feira (31 de Outubro), veio a confirmação através de um dev do Libreoffice, Caolán McNamara, sobre isso, em seu blog.  

“Nos últimos lançamentos importantes, a versão GTK para o LibreOffice teve cada vez mais diálogos e menos diálogos feitos em VCL e no master, a partir desta semana, agora não há usos diretos das APIs de diálogos VCL. Ainda há algumas janelas do utilitário que não são de diálogo e outros elementos para serem portados, mas as caixas de diálogo estão completas.”  

Algumas GIFs disponibilizada por McNamara, onde se usa o GTK 3.24 com o tema Adwaita.

jVw7AQdsQtZGsKtQxvR9cM7FwVuA30wvu8wJXHTJ3DrlpBFkDpAzhGkr31IhTeHegqCv1fpdbudcRGjD3gpiIW2GeNh8cGPTH xGzQBjzTJp0aAz8zUHixC63oNGsUO ZnrdiSA2
vdbYMHoZqAVgubpUZwIOKhzAUgRTpzdThEZc5n8MEgQ43 VM7T5 e6AUB1N1ckn8Z4JqNUVs z 2 kP46CEYvDlfRE 2xNz0xp0rd4DO9ModPOi CJ ySha1L9 6HJO7cLETc6

Essa mudanças provavelmente deverão aparecer no LibreOffice 6.4, previsto para janeiro de 2020.  

Para conferir o anúncio completo do McNamara em seu blog, você pode conferir aqui.  

Caso queira instalar a suite office em seu sistema, segue uma postagem demonstrando os mais variados meios de se obter o LibreOffice, confira o link.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts

    Notícias

    Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo?