Os passos que estão levando a API gráfica Vulkan ao sucesso
Tutoriais

Passos que estão levando a API gráfica Vulkan ao sucesso

The Khronos Group, a organização por trás da API gráfica Vulkan, deu mais um passo para facilitar e incentivar a adoção do Vulkan por parte de empresas e comunidades, assim viabilizando a popularização da plataforma.    

A nova API gráfica Vulkan é uma das maiores responsáveis pela grande “revolução” que tem acontecido ao longo dos últimos anos quando o assunto é jogos no Linux. Sem Vulkan, não teríamos softwares como o Proton, DXVK, D9VK, e provavelmente nós usuários Linux ainda estaríamos presos ao OpenGL, quando se trata de APIs gráficas.  

Vulkan Unified Samples

No final de Outubro deste ano, The Khronos Group lançou o “Vulkan Unified Samples”. Trata-se de um repositório no Github contendo amostras de alta qualidade de códigos da API gráfica, tendo como objetivo facilitar e encorajar a utilização do Vulkan pelo maior número possível de desenvolvedores e empresas, independente dos seus níveis de habilidade e conhecimento sobre a mesma.  

O projeto “Vulkan Unified Samples” foi criado atendendo ao pedido de um grande número de usuários que buscavam por recursos melhores e de mais fácil acesso, para viabilizar o desenvolvimento sobre a API gráfica.  

“A Khronos acredita que qualquer um pode aprender a utilizar Vulkan, e está continuamente buscando formas para aprimorar a experiência e disponibilidade dos recursos. O projeto Vulkan está aberto para receber contribuições de quaisquer membros da Khronos Group, bem como de contribuintes externos, que precisam apenas falar comigo para saber como fazer tal contribuição.” disse Kris Rose, desenvolvedor e gerente de relações da The Khronos Group.  

Mais informações sobre como contribuir podem ser encontradas no anúncio oficial, bem como mais informações sobre o assunto.  

Membros do Khronos Group
Membros do Khronos Group

Vulkan Guide

Outra investida na mesma direção por parte da Khronos, foi criar um guia com o objetivo de ser o lugar perfeito para se conhecer e começar a trabalhar com a API. Vulkan é uma tecnologia bastante nova, e muitos desenvolvedores estavam tendo dificuldades em encontrar informações claras e precisas sobre como trabalhar com a API, com isso a Khronos Group criou um repositório no Github chamado “Vulkan-Guide”, que parte do princípio de ser um conteúdo completo, organizado de uma forma clara e objetiva sobre o uso e desenvolvimento do Vulkan.  

A API gráfica Vulkan foi anunciada oficialmente em 2015, é uma tecnologia extremamente nova que vem ganhando espaço muito rapidamente entre as suas alternativas, como o OpenGL e o DirectX. Inclusive, como já falamos aqui no blog, Vulkan é a API gráfica que, juntamente com Linux, está sendo utilizada pela Google em um dos seus mais novos e ambiciosos projetos, o Stadia.  

Particularmente, penso que a ascensão do Vulkan entre as APIs gráficas jamais teria sido tão rápida se não fosse um projeto aberto e colaborativo. Não acredito que uma única empresa, por maior que seja e tendo os melhores desenvolvedores do mercado, não teria sido capaz de desenvolver um software em um nível tão alto em tão pouco tempo.  

Mas e você, o quê pensa sobre as novidades e o espaço que o Vulkan tem ganhado no mercado? Na sua opinião, qual é a razão para este sucesso? Diga-nos a sua opinião nos comentários. 😁  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!