Sistemas operacionaisNotícias

Xfce 4.16 entra em fase de desenvolvimento

Após o Xfce 4.14 passar por 4 anos de desenvolvimento, Simon Steinbeiß anunciou que a nova versão da interface entrou em fase de desenvolvimento, prometendo um lançamento bem mais rápido, programado para ser disponibilizado em torno de junho de 2020.      

Em seu blog, Simon diz que a partir desta nova versão, eles querem voltar a seguir o modelo de disponibilização, que prevê novas versões a cada 6 meses. Outro desejo da equipe é realizar alterações na infraestrutura, migrando do Bugzilla para o Gitlab, porém estas são alterações que levam um bom tempo.  

Enquanto a versão 4.14 teve foco na migração do GTK2 para o GTK3, a versão 4.16 do Xfce removerá o suporte para a versão 2 do GTK. Isso acarretará em plugins antigos e softwares que dependem de GTK2 parando de funcionar, necessitando de uma atualização por parte de seus desenvolvedores.  

Uma das novidades programadas para esta versão é a adição de CSD (“client-side decoration” em inglês), que é permitir que o próprio software altere a decoração de janela, algo que os programas do Gnome já fazem atualmente. Softwares mais complexos como o Thunar ainda não receberão a adição de CSD nesta versão, porém esta funcionalidade será adicionada gradualmente, melhorando a experiência e a coesão da interface.  

O Thunar, gerenciador de arquivos padrão do Xfce receberá algumas pequenas melhorias, e contará com a extensão da sua API para plugins, algumas ações serão ativadas por padrão e será possível salvar o modo de visualização por diretório.  

Uma das adições para o painel é o tão amado modo noturno. Agora será possível utilizar o painel em modo noturno mesmo se estiver utilizando algum tema claro no sistema, como o próprio Adwaita. E com a adição do CSD, as bordas do painel ficarão mais consistentes com o resto da janela.  

painel-preferencias-xfce-4.16

Outra adição a ser feita no painel, é uma animação quando ele estiver em modo de esconder automaticamente, assim deixando mais claro para o usuário que o painel se escondeu.  

Os plugins de lançadores também receberão novidades, como novas ações ao clicar com o botão direito do mouse. A imagem abaixo mostra um exemplo, onde é possível abrir uma nova aba privada diretamente do lançador.  

opcoes-lancador-xfce-4.16

Outros plugins também receberão melhorias, como a “Lista de Tarefas” e “Trocar Área de Trabalho”, porém ainda não foi anunciado quais serão as modificações.  

O gerenciador de energia irá contar com a ferramenta de Luz Noturna, que aplica um filtro de cor durante a noite para reduzir a tensão nos olhos, da mesma maneira que o aplicativo Redshift faz.   

Comparado com o último lançamento, esta atualização do Xfce é bem mais simplista e focada em deixar o sistema mais coeso. Desta vez não teremos que esperar mais 4 anos por uma nova versão da interface, o que é uma ótima novidade. E você, o que achou das novidades? Conta pra gente aqui nos comentários.  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!  

Fonte: Xfce Blog


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos