Microsoft Teams é lançado oficialmente para Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Microsoft Teams é lançado oficialmente para Linux

Empresa lança de forma oficial, o seu app de colaboração coletiva para Linux.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

/ por Ricardo
Sem que ninguém esperasse, a Microsoft lançou o Microsoft Teams de forma oficial para Linux, confirmando assim alguns rumores sobre a chegada.

 Microsoft Teams é lançado oficialmente para Linux





Para quem não conhece, o Microsoft Teams é um concorrente direto do Slack, software esse que serve basicamente para gerenciamento de projetos, equipes, comunicação e afins. Fizemos uma cobertura bem completa sobre a possibilidade do MS Teams no Linux, que você pode conferir aqui e aqui.

Então, na tarde desta terça-feira (10), a Microsoft fez o anúncio em seu blog oficial (TechCommunity). O anúncio foi feito pela Marissa Salazar, Product Marketing Manager do Microsoft Teams.


No post, ela fala que o MS Teams é o “primeiro aplicativo do Office a chegar aos desktops Linux” e com ele, trazendo todas as funcionalidades nele presentes na versão de Windows, como chat, chamadas de vídeo, chamadas e colaboração nos documentos feitos no Office 365.

Também foi comentando, que vários clientes estavam rodando em seus “devices” uma variedade de sistemas, sendo Windows 10, Linux e entre outros. Por isso precisam ter um suporte para essas plataformas também.


Quem deu uma declaração positiva da chegada do MS Teams, foi o Diretor Executivo da (The) Linux Foundation, Jim Zemlin:

“2019 foi outro ano incrível para o código aberto, e o Linux continua no centro de todo o crescimento e inovação. Estou realmente empolgado com a disponibilidade do Microsoft Teams para Linux. Com este anúncio, a Microsoft está trazendo seu hub do teamwork para o Linux. Estou emocionado ao ver o reconhecimento da Microsoft de como as empresas e instituições educacionais estão usando o Linux para transformar sua cultura de trabalho.”

Outro que “comemorou” a chegada do app para Linux, foi o Personal Products da Volvo Cars, Jimmy Beckman:

“Na Volvo Cars, o Linux está sendo usado por muitos usuários em vários departamentos. Até agora, nossos usuários de Linux estavam em grande parte presos em uma ilha de colaboração com diferentes clientes não oficiais e não suportados do Skype for Business e, mais recentemente, do Microsoft Teams. Com o Teams for Linux da Microsoft, conseguimos sair dessa ilha e colaborar em nossas diferentes plataformas com a funcionalidade completa de um cliente rico. Se devo salientar uma coisa, ser capaz de participar do compartilhamento de tela é uma grande melhoria para os usuários de Linux da Volvo Cars.”

Atualmente o Microsoft Teams está em Public Preview e você pode baixá-lo através deste link.

Dois pontos chamaram a atenção nesse anúncio, que foram: “The Microsoft Teams client is the first Office app that is coming to Linux desktops..” (O cliente do Microsoft Teams é o primeiro app Office a chegar no Desktop Linux) e “..and collaboration on Office 365 documents..” (e colaboração em documentos do Office 365), isso pode indicar que mais ferramentas podem chegar, como o Onedrive (que você pode votar e pedir através deste link) e o Office pode finalmente ter uma versão nativa para o Desktop Linux.  O MS Teams ficou muito bem integrado aqui no meu PC, que atualmente está rodando o RegataOS com KDE, e se forem na mesma “Linhagem”, creio que o tema escolhido ficará bem em qualquer DE. O print abaixo é da minha instalação.



Creio que será questão de tempo a vinda das versões para Linux do OneDrive e do MS Office, assim deixando completo o “pack business” , contendo o Skype, Teams, Edge, OneDrive e o Office.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo