Os drivers Vulkan para AMD no Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Os drivers Vulkan para AMD no Linux

Conheça quais são os drivers para a API Vulkan que rodam em hardwares AMD no Linux.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

/ por Jedi Fonseca
Já fizemos um artigo bem completo sobre os drivers para as GPUs AMD no Linux, assim como também já falamos sobre os drivers Nvidia. Agora chegou a vez de falarmos sobre os drivers para a API gráfica Vulkan que funcionam com as GPUs AMD.

os-drivers-vulkan-para-amd-no-linux

Quando se trata de rodar aplicativos em Vulkan no Linux em hardware AMD, além dos drivers Mesa e AMDGPU, as aplicações também utilizam um driver para o Vulkan, podendo ser o RADV ou o AMDVLK.

Para ter um melhor entendimento desse artigo, é extremamente importante que você tenha um conhecimento ao menos razoável sobre os drivers de vídeo AMD disponíveis para Linux, do contrário, talvez você fique um pouco perdido ao se deparar com alguns nomes como AMDGPU, AMDGU-PRO, Radeon, Mesa e etc. Caso você não saiba o que é cada um desses drivers, primeiro leia o artigo que fizemos sobre os drivers AMD no Linux, e só depois continue a leitura desse artigo. Dessa forma garantimos que você terá a melhor experiência possível ao absorver o conteúdo aqui disponibilizado.

RADV


O driver RADV, que em conjunto com o driver de vídeo e o Mesa é responsável por prover o funcionamento das aplicações em Vulkan no Linux, está incluso no AMDGPU. Portanto é o driver Vulkan utilizado na grande maioria dos sistemas Linux rodando em uma máquina com um chip gráfico da AMD.

O RADV é open source, mantido pela comunidade, e é o driver Vulkan que possui um melhor desempenho em jogos, embora a diferença não seja assim tão grande. O RADV apenas não está presente em sistemas que rodam sobre chips gráficos mais antigos, pois estes utilizam o driver Radeon, que por sua vez não suporta Vulkan.

Mais detalhes sobre o driver Radeon podem ser encontrados no artigo sobre drivers AMD linkado no início deste artigo, e também neste artigo.

AMDVLK


O driver AMDVLK tem a mesma função do RADV, porém este foi desenvolvido e é mantido pela própria AMD. O AMDVLK está integrado ao driver AMDGPU-PRO, e possui um desempenho em jogos um pouco inferior quando comparado ao RADV, embora possa ser uma melhor escolha para quem utiliza o computador para trabalhos como edição de vídeo ou modelagem 3D.

Assim como o AMDGPU-PRO, o AMDVLK possui compatibilidade com um número bem limitado de distribuições, sendo elas o Red Hat Enterprise Linux 7.5, Ubuntu 16.04 e Ubuntu 18.04. Tanto o Fedora quanto as “flavours” do Ubuntu não são suportados oficialmente.

Mais detalhes sobre o AMDGPU-PRO também pode ser encontrados no nosso artigo sobre drivers AMD.

Embora esteja incluso no AMDGPU-PRO, o AMDVLK também pode ser instalado nas distros compatíveis que estejam utilizando o AMDGPU. Para instalar no Ubuntu 16.04 ou 18.04 você pode instalar o arquivo em .deb que pode ser encontrado na página de releases oficial do projeto no Github.

O vídeo abaixo mostra um comparativo realizado pelo Claudio do canal Sr Rob Linux Brasil, comparando o desempenho de jogos e benchmarks sintéticos entre o RADV e o AMDVLK.


Você já sabia da existência desses drivers, ou já testou o AMDVLK? Conte-nos nos comentários.

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus

Isso é tudo pessoal! 😃


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo