Aplicativos

Conheça o Librivox, uma biblioteca de audiobooks de domínio público

O audiobook é uma gravação de uma narração em voz alta de um livro, que atualmente tem se tornado uma tendência na internet. Porém, apesar de estar fazendo sucesso, é um conceito antigo, visto que nos anos 80 já era possível encontrar audiobooks em fitas cassetes.  

Existem alguns serviços de audiobooks pagos, com narrações de vários bestsellers, mas hoje irei te apresentar o Librivox: um repositório com audiobooks gratuitos e de domínio público.  

O Librivox conta com uma quantidade gigante de audiobooks, onde é possível filtrar por autor, título, gênero e linguagem. Infelizmente, quando filtramos por linguagem, apenas uma pequena parcela está disponível em português. Enquanto em inglês existem mais de 27.000 títulos, em português este número cai para apenas 182.  

Porém, o Librivox conta com uma área de voluntários, onde qualquer um pode ajudar a narrar um livro para qualquer língua, ajudando este acervo a crescer. Não é necessário nenhuma experiência anterior com narração e nem possuir um microfone caro. Caso você tenha vontade de ajudar, dê uma olhada na página de voluntariado do projeto.  

O Librivox pode ser uma ótima maneira de estudar inglês ou alguma outra língua, visto que existem livros narrados em diversos idiomas, inclusive até em latim!  

Este é um projeto com um conceito muito legal, e que tem um potencial para crescer e ajudar muitas pessoas a terem acesso a conteúdos que talvez não conseguiriam sem um serviço deste tipo.

E você, o que achou do Librivox? Já conhecia? Deixe nos comentários!  

Confira a página do projeto clicando aqui.  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!