Notícias

Intel anuncia sua primeira GPU dedicada, a DG1, na CES 2020

A tão esperada GPU dedicada (discrete graphics) da Intel foi apresentada na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES (Consumer Electronics Show ) 2020.    
No ano passado (2019), fizemos uma matéria em que foi descoberto através de um “vazamento”, em que a Intel estaria preparando o seu driver para vídeo, o i915, com suporte para multi-GPUs assim sendo possível a utilização das GPUs dedicadas.  

Bom, parece que esse “vazamento” está batendo com o que foi apresentado na CES 2020 até então. Nele dizia que a GPU dedicada seria baseada na arquitetura Xe, que é a mesma arquitetura gráfica usada nos próximos chips gráficos integrados Tiger Lake de 10 nm, que também foram apresentados na feira.

JzUEmvgttgi6R4OHBiqt0J6 Jn5P7UCwfg xqgV apYKBfQCUirFg

O DG1, como foi chamado pela Intel, tem um detalhe interessante segundo a empresa. Com os gráficos Xe integrados no Tiger Lake, eles vão oferecer um desempenho gráfico dobrado em comparação aos chips da geração anterior.  

Também foi feita uma apresentação rápida, em que a DG1 estava rodando o game Destiny 2, mas não foi passada maiores informações, como a versão do game, fps e afins.

zKO1vvNzFp1SvUhbF5xo7O4FEPJ1uRjiZnOAhI2y0fu8oLM7VhYWBAT9oML1yduDGFWNbw8i11cM0Hnv0dHm7kp7GCA0tVOwMieOyHdpsXgln2ys y1SB8bzsm84ujvjg447qF1n

A Intel fez um post falando da sua participação na CES2020, que você pode conferir aqui.  

Depois de muitos anos, a Intel está entrando no mercado de GPUs dedicadas e parece que está disposta a investir pesado, mas precisa correr pois a AMD já está na frente e desenvolvendo na arquitetura de 7nm, indo para 5nm.  

Mas agora diz aí pra gente nos comentários, o que você acha da entrada da Intel nesse mercado 😀?  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos