LibreOffice 6.4 é lançado com várias melhorias, inclusive com formatos Microsoft - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

LibreOffice 6.4 é lançado com várias melhorias, inclusive com formatos Microsoft

Suíte Office open source chega com várias novidades na versão 6.4, contando com a compatibilidade com formatos da MS e maior rapidez de abertura.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

/ por Ricardo
Se você precisou de uma suíte office que não fosse a da Microsoft, provavelmente se deparou com o LibreOffice. Essa nova versão vem com algumas novidades que podem ajudar um “bocado” de gente.


 LibreOffice 6.4 é lançado com várias melhorias, inclusive com formatos Microsoft






A The Document Foundation lançou mais uma versão da sua suíte office, o LibreOffice 6.4, que chega com várias melhorias no seu código do programa, além de uma melhora significativa com a compatibilidade nos formatos proprietários da Microsoft (docx, xlsx e pptx).

Podemos começar pelas novidades já quando abrimos o LibreOffice pelo hub principal, aquele que tem o ícone do app principal e não da aplicação, como Writer por exemplo. Nele teremos uma prévia de quais arquivos abrimos e em qual aplicativo foi.


Agora é possível marcas notas como resolvidas e também adicionar comentários nas imagens ou gráficos dentro do Writer (editor de texto)




Outra função muito bacana que chegou na versão 6.4 é a possibilidade de criar QR Code dentro dos aplicativos do LibreOffice (Impress, Draw, Writer e Calc), sendo bem útil para quem precisa adicionar algum tipo de informação e precisa utilizar esse meio. Para inserir é bem simples, basta seguir esse caminho: Inserir > Objeto > QR Code 



Para gerar o QR Code, você tem três (3) entradas:

● Texto ou URL, campo esse onde você vai inserir a informação;
● Correção de erro, onde você vai selecionar a complexidade do QR. Se for utilizar para URLs longas, é preferível usar a opção “Baixa”;
● Definir borda ao redor do QR, é para você definir o tamanho da borda ao redor do código gerado.

Resultado da geração acima

Outra mudança foi a unificação dos menus para hiperlinks. Agora as opções de Abrir, Editar, Copiar e Remover estão em um único lugar, assim facilitando a vida de quem trabalha com esse tipo de ferramenta.




Ainda segundo o pessoal do LibreOffice, o aplicativo abre muito mais rápido que a versão anterior e traz uma compatibilidade quase que “perfeita” com os formatos proprietários da suíte office da Microsoft, o MS Office. Nos meus testes, realmente trouxe essa compatibilidade e não perdeu a formatação dos arquivos que eu abri. Mas pode ser que para alguns casos possa dar algum problema. Felizmente existem outras suítes offices como o WPS Office, FreeOffice, OnlyOffice e afins.

Para conferir a nota completa de lançamento, você pode acessar ela aqui, que ainda está em fase de término da tradução para o português do Brasil.

Se preferir também, pode conferir o vídeo abaixo com a apresentação feita pelo pessoal do LibreOffice.


Para baixar o LibreOffice 6.4, basta acessar aqui ou aqui e escolher o método que lhe satisfaz.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo