FedoraSistemas operacionaisTutoriais

O que é o RPM Fusion e como instalá-lo no Fedora

Logo após instalar o Fedora, uma das maiores recomendações é a de se instalar o RPM Fusion. Mas exatamente, o que é o RPM Fusion?  

Segundo o próprio site do projeto, o RPM Fusion é um repositório que distribui softwares que a Red Hat e o Projeto Fedora não querem disponibilizar em seus repositórios próprios, em sua maioria por questões de licença, visto que a Red Hat só disponibiliza softwares open source.  

Todos os softwares presentes no RPM Fusion já estão pré-compilados em formato RPM, necessitando apenas pesquisar na loja do sistema, ou digitar um único comando no terminal.  

O RPM Fusion nasceu como uma junção de outros 3 repositórios: Dribble, Freshrpms e Livna, na intenção de distribuir a maior quantidade de softwares possíveis em um único local.   

Instalação

Para instalar o RPM Fusion é bem simples. Primeiramente, entre na página de configuração do projeto, e serão exibidos uma série de links. O primeiro, é o repositório RPM Fusion Free, que conta apenas com softwares de código aberto. O segundo, é o repositório RPM Fusion Non-free, que seguindo a lógica, são os aplicativos de código fechado.

rpm fusion site

Caso esteja utilizando a interface Gnome ou KDE, é possível baixar os arquivos .rpm e instalá-los através da própria loja de aplicativos, como qualquer outro software. 

gnome software

Como tudo no Linux, caso preferir, também é possível realizar este procedimento através do terminal. Basta inserir o seguinte comando:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Para visualizar os aplicativos do RPM Fusion diretamente da loja, basta inserir o seguinte comando e depois reiniciar o sistema:

sudo dnf groupupdate core 

Pronto! Feito isso, você terá acesso a todos os softwares do RPM Fusion através da loja ou do próprio terminal.  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Tutoriais

Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

Tutoriais

Como instalar Debian Unstable (Sid)

VídeoTutoriais

Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?