Plasma Mobile
NotíciasKDE

Plasma Mobile: Trabalho duro traz mais bons resultados

Seguindo com a série de artigos que estamos trazendo sobre a evolução do sistema operacional para dispositivos móveis do projeto KDE, o Plasma Mobile, lhes trago agora as principais implementações que foram feitas desde o nosso último post sobre o assunto.

Vamos começar falando sobre coerência visual. Modificações recentemente feitas por Carson Black fizeram com que as “splash screens” (imagens que são exibidas ao abrir as aplicações) possuam um esquema de cores que segue o padrão do ícone de cada aplicativo.

Confira abaixo um vídeo demonstrando a modificação em funcionamento.

O aplicativo de calendário Calindori agora possui a opção para repetição de eventos. Através do editor de eventos da aplicação o usuário poderá escolher se os eventos repitam de forma diária, semanal, mensal ou anual. Ainda será possível escolher por quanto tempo essa repetição será mantida como ativada.  

Configurando o agendamento de eventos no Calindori. (1)
Configurando o agendamento de eventos no Calindori. (2)

O assistente de transporte público Ktrip agora permite ao usuário selecionar os provedores dos quais os seus dados são obtidos, bem como desabilitar provedores desnecessários, fazendo assim com que a busca seja mais rápida e menos redundante.

Uma modificação também foi feita para que o “drawer” (menu que aparece ao arrastar o dedo a partir de uma das laterais da tela) no modo desktop seja exibido através de um botão de menu.  

A aplicação de agenda telefônica agora possui a opção de adicionar e remover contatos de fontes online, como por exemplo o Nextcloud. Sendo que antes era possível apenas exibir, mas não editar tais contatos.  

A versão mobile do visualizador de documentos multiplataforma Okular recebeu melhorias na forma com que são exibidas as miniaturas e listas de conteúdo. O estado atual de ambas as funcionalidades em questão pode ser observado nas imagens abaixo.  

Exibição de miniaturas no Okular.
Exibição de listas de conteúdo no Okular.

Por fim, foi lançada a versão 0.1 do ainda em fase de testes gerador de códigos para autenticação em dois fatores, Keysmith.  

Por hora, vejo a viabilidade da utilização em grande escala do Plasma Mobile como algo bem distante, mas é notável o quanto os desenvolvedores estão empenhados em tornar o sistema cada vez mais polido e completo. Basta ler os nossos artigos anteriores sobre o assunto, ou até mesmo os posts originais (em inglês) publicados pelos próprios membros do projeto para vermos o quanto o sistema já melhorou nos últimos meses.  

Assim como já mencionei em artigos anteriores, não vejo a hora de ter um smartphone sobressalente para poder testar o sistema. E você, o que pensa sobre as novas melhorias, e também sobre o futuro do Plasma Mobile? Conte mais nos comentários!  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!