AplicativosSistemas operacionaisTutoriais

Texpander é uma alternativa gratuita e open source ao TextExpander

O Texpander é uma alternativa gratuita e open source ao Textexpander, e está disponível para Linux. Através dele, é possível utilizar uma interface gráfica para colar comandos muito utilizados, tornando alguns processos repetitivos muito mais práticos.      

O Texpander depende basicamente de 3 ferramentas: xdotool, zenity e xsel. Para instalá-las, basta procurar na loja da sua distribuição ou rodar o seguinte comando:  

No Ubuntu:   

sudo apt install xdotool zenity xsel

No Fedora:   

sudo dnf install xdotool zenity xsel

Feito isso, basta acessar o Github do projeto, realizar o download do arquivo .sh e colocá-lo na pasta da sua preferência. Depois, será necessário criar um atalho de teclado para executar o arquivo. Em cada interface este procedimento pode variar um pouco, mas o conceito segue o mesmo:  

No Gnome, basta acessar Configurações, entrar em Dispositivos, Atalhos de teclado e no final da lista haverá um botão + para criar um novo atalho.  

criacao-atalho

Em Nome, criei um nome que irá me ajudar a identificar qual é o atalho. Já em Comando, é necessário inserir o local onde o arquivo foi armazenado. Em Atalho, adicione o atalho de sua preferência para “invocar” o Texpander. Eu recomendo o atalho Shift+Ctrl+Espaço, mas fica a seu critério.  

Feito isso, basta criar uma pasta dentro da sua home chamada “.texpander” e criar cada atalho em um arquivo de texto diferente. Quando o Texpander for invocado, cada arquivo será exibido como um comando diferente, e ao selecioná-lo, será colado na caixa de texto que estiver ativada.  

Você já utilizou uma solução do tipo? O que achou do Texpander? Deixe nos comentários!  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Tutoriais

Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

Tutoriais

Como instalar Debian Unstable (Sid)

VídeoTutoriais

Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?