GNOMENotíciasSistemas operacionais

Ubuntu 19.04 chega ao fim do seu ciclo de vida ainda este mês, atualize já!

A excelente versão 19.04 do Ubuntu está chegando ao fim da sua vida útil ainda neste mês. Se você estiver utilizando essa versão do sistema, não perca tempo e faça já a atualização para o Ubuntu 19.10!    

A versão 19.04 do Ubuntu trouxe muitas melhorias, comparadas as suas antecessoras, foi sem dúvidas a melhor versão do sistema lançada desde o abandono do Unity, até então. A superioridade do sistema em comparação a LTS 18.04 fez com que um grande número de usuários o adotasse como sistema principal, mas algum dia tudo tem seu fim.  

O Ubuntu possui dois tipos principais de lançamentos, sendo as versões LTS, que possuem um suporte de cinco anos e são lançadas a cada dois anos. E as versões intermediárias, que possuem um suporte de nove meses e são lançadas a cada seis meses nos espaços de tempo entre as versões LTS.  

O Ubuntu 19.04, apesar de ser uma versão excelente, é uma versão intermediária, tendo o seu suporte prestes à acabar no próximo dia 23 (Janeiro/2020).  

Mas o quê significa o fim do suporte? O meu sistema vai parar de funcionar?

O sistema continuará funcionando normalmente, mas nenhum tipo de atualização será lançada para a versão a partir desta data. Sem atualizações, principalmente as de segurança, o sistema se torna cada dia mais vulnerável, e as chances de ocorrerem bugs e até mesmo de sofrer ataques de softwares maliciosos se tornam cada vez maiores.  

Utilizar um sistema que já tenha passado o seu tempo de suporte não é recomendado em hipótese alguma, por isso o mais indicado a fazer é atualizar o seu sistema para a versão seguinte, que neste caso é a 19.10 ou então fazer uma instalação limpa do Ubuntu ou outro sistema da sua escolha.  

Como atualizar para a próxima versão?

Já fizemos um artigo aqui no blog com várias dicas sobre o quê fazer depois de instalar o Ubuntu 19.10, e uma dessas dicas é justamente como fazer a atualização a partir do 19.04.  

O nosso artigo de lançamento da versão 19.10 também é uma ótima pedida para quem está para chegar agora na nova versão do Ubuntu.  

O Ubuntu 20.04 LTS está chegando em Abril deste ano, com mais cinco anos de suporte e várias melhorias, e outra grande vantagem de se estar utilizando a versão 19.10 é que será possível realizar uma atualização para a nova LTS, não sendo necessário formatar a máquina e realizar uma instalação limpa.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!