Notícias

Wine 5.0 lançado com mais de 7400 mudanças individuais

Um ano após o lançamento do Wine Stable 4.0, a versão 5 do Wine finalmente está entre nós. Com mais de 7.400 mudanças, a nova versão conta com uma lista de melhorias.      

Para quem ainda não sabe o que é o Wine, é uma camada de tradução para rodar aplicativos de Windows dentro do sistema do pinguim. O que ele faz é traduzir os comandos que seriam enviados para o Kernel NT do Windows para poder ser executado utilizando o Kernel Linux, sem a perda de desempenho que ocorreria se fosse rodado através de um emulador ou máquina virtual.  

A equipe do WineHQ resumiu o lançamento da versão 5.0 em 4 principais pontos:  

  • Módulos embutidos em formato PE (Portable Executable);
  • Suporte para monitores múltiplos;
  • Reimplementação do XAudio2;
  • Suporte para o Vulkan 1.1.

O lançamento também conta com uma lista de todas as novidades nos mínimos detalhes que você pode verificar clicando aqui.  

O lançamento desta versão foi dedicado em homenagem ao Józef Kucia, um desenvolvedor que trabalhava na implementação do Direct3D no Wine, e que infelizmente faleceu em agosto de 2019 com apenas 30 anos.  

Para utilizar a versão 5.0 do Wine, você pode seguir o nosso tutorial de instalação.  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!