NotíciasSistemas operacionais

OpenShot chega a versão 2.5.0 com grandes novidades

Para quem faz edição de vídeo no Linux, sabe quem temos algumas ferramentas muito boas, como o Kdenlive, Shotcut, DaVinci Resolve e o OpenShot, dentre outras. Essa última recebeu um update grande e que trouxe muitas novidades para o editor.  

Em anúncio feito no seu blog oficial o criador do OpenShot, Jonathan Thomas, veio com as novidades.

K 5bUCVxBPDM

Agora tem o suporte de codificação e decodificação via hardware. A novidade ainda que em fase experimental, foi anunciada com bastante empolgação por Thomas, visto que nos testes dele, ele teve um ganho de 30 ~ 40% na hora de renderizar. Ele ainda agradece ao dev Peter M por lhe ajudar nessa implementação. Agora na hora de exportar o arquivo, você verá novas opções, se assim a sua GPU tiver suporte.  

Outra funcionalidade que foi melhorada, foi o keyframe do editor. Ainda segundo a nota, quando algum projeto feito no OpenShot tinha muitos clipes ou clipes longos a performance ficava bem baixa. Mas isso foi mudado, com a reescrita do código e assim possibilitando que o sistema entregue valores dos keyframes interpolados em tempo real, agora pode-se gerar quase 100.000 valores interpolados antes só podia 1 valor.  

Uma das coisas mais pedidas para o Thomas, era a possibilidade de exportação e importação de arquivos EDL e XML, formatos esses utilizados pelos editores Adobe Premiere e o Final Cut Pro.  

Outras melhorias e correções que foram anunciadas  

  • Suporte ao Blender 2.8 ou posterior e melhoramento na detecção do executável dele;  
  • Correção e melhoramento ao suporte do formato SVG;  
  • Métricas desativadas por default;  

Para conferir o post detalhadamente com as novidades, você pode acessá-lo aqui.  

O OpenShot está disponível via AppImage e que você pode baixar através deste link, assim funcionando praticamente em todas as distros Linux.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum, o Diolinux Plus. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!