OpenShot chega a versão 2.5.0 com grandes novidades - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

OpenShot chega a versão 2.5.0 com grandes novidades

Um dos mais importantes editores de vídeo para Linux, chega na versão 2.5.0 com várias melhorias e uma novidade que vai agradar a muitos.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

/ por Ricardo
Para quem faz edição de vídeo no Linux, sabe quem temos algumas ferramentas muito boas, como o Kdenlive, Shotcut, DaVinci Resolve e o OpenShot, dentre outras. Essa última recebeu um update grande e que trouxe muitas novidades para o editor.


 OpenShot chega a versão 2.5.0 com grandes novidades










Em anúncio feito no seu blog oficial o criador do OpenShot, Jonathan Thomas, veio com as novidades.




Agora tem o suporte de codificação e decodificação via hardware. A novidade ainda que em fase experimental, foi anunciada com bastante empolgação por Thomas, visto que nos testes dele, ele teve um ganho de 30 ~ 40% na hora de renderizar. Ele ainda agradece ao dev Peter M por lhe ajudar nessa implementação. Agora na hora de exportar o arquivo, você verá novas opções, se assim a sua GPU tiver suporte.




Outra funcionalidade que foi melhorada, foi o keyframe do editor. Ainda segundo a nota, quando algum projeto feito no OpenShot tinha muitos clipes ou clipes longos a performance ficava bem baixa. Mas isso foi mudado, com a reescrita do código e assim possibilitando que o sistema entregue valores dos keyframes interpolados em tempo real, agora pode-se gerar quase 100.000 valores interpolados antes só podia 1 valor.




Uma das coisas mais pedidas para o Thomas, era a possibilidade de exportação e importação de arquivos EDL e XML, formatos esses utilizados pelos editores Adobe Premiere e o Final Cut Pro.




Outras melhorias ou correções foram:

● Suporte ao Blender 2.8 ou posterior e melhoramento na detecção do executável dele;

● Correção e melhoramento ao suporte do formato SVG;

● Métricas desativadas por default;

Para conferir o post detalhadamente com as novidades, você pode acessá-lo aqui.

O OpenShot está disponível via AppImage e que você pode baixar através deste link, assim funcionando praticamente em todas as distros Linux.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum, o Diolinux Plus. Espero você até a próxima, um forte abraço.





Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo