Android

Veja as novidades da prévia do Android 11

Na quarta-feira (19) o Google liberou a prévia do Android 11 para desenvolvedores. Esta nova versão do sistema operacional conta com melhorias para tecnologia 5G, melhor compatibilidade para dispositivos dobráveis, novas APIs entre diversas outras novidades.

5G

Agora através de uma API os desenvolvedores podem verificar se a rede do usuário possui limite de dados ou não. Com isso, é possível entregar um conteúdo de melhor qualidade para conexões que não possuem restrições, enquanto um usuário com uma rede limitada recebe o conteúdo em uma maior compressão.  

Também será possível estimar a banda de upstream e downstream das conexões 5G. Se o modem não houver suporte, será feito uma estimativa com base na conexão atual.  

Formatos de tela  

Através de uma API é possível identificar o tipo de notch do aparelho, e utilizar até as bordas da tela em aparelhos como Galaxy Edge.  

Conversas  

Agora na área de notificações terá uma área separada para conversas, facilitando na hora de encontrar as notificações do Whatsapp, SMS e outros aplicativos.  

Outra novidade é a notificação em bolha, similar ao que o Facebook Messenger faz. Através de uma nova API é possível manter as conversas em bolhas, ajudando na multitarefa.  

notificacoes-bolha

Agora também será possível colar imagens diretamente na resposta de notificação, desde que o aplicativo suporte esta ferramenta.  

Privacidade  

Provavelmente o principal assunto do mundo da tecnologia atualmente, não ficou de fora. O Android 11 conta com algumas melhorias em privacidade, e talvez a mais interessante é a de liberar uma determinada permissão para um aplicativo apenas uma vez.

permitir-apenas-uma-vez

Segurança

Houve melhorias no suporte para biometria, e agora conta com 3 níveis de segurança: forte, fraco e credenciais no dispositivo (PIN, senha, etc.).  

O Project Mainline também conta com novidades: este projeto do Google passa a responsabilidade de updates de segurança para o próprio Google, com atualizações diretamente da loja de aplicativos.

Agora no Android 11, além dos 10 módulos que já faziam parte do projeto, foram adicionadas mais 12. Isso promete deixar os dispositivos mais seguros e facilitar as empresas a lançarem atualizações de versão mais rapidamente.  

Esta ainda é a primeira prévia do Android 11, então novas versões podem trazer mais funcionalidades ou até remover algumas.  

O que acharam das novidades? Estão empolgados para a próxima versão do sistema do Google? Deixe nos comentários!  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!