GamesSistemas operacionais

Jogando no Linux – Need For Speed: The Run – Análise

O último game da franquia NFS

Need For Speed: The Run Review

Olá leitores este é o post inaugural, não de uma série, pois a série de Games para Linux continua firma e forte, mas de um modelo de artigo digamos assim, estamos testando muitos títulos de peso no Linux, através do Dolphin e outros Emuladores e vamos postar aqui os que funcionarem melhor.

Os próximos artigos sobre games do gênero não terão essa introdução explicativa, isso é só para você saber que vamos abordar especialmente games de Nintendo Wii e Gamecube por possuir o melhor emulador do mundo livre, algumas vezes podem surgir games para plataformas Windows e Play Station, mas serão mais raros e claro teremos muitos mais games Nativos do Linux, basta você seguir a série.

Como disponibilizar ROMs pode ser considerado por muitos um ato ilícito nós iremos dos deter a fazer uma review mais completa do game, analisando mais detalhadamente a história e as curiosidades do jogo, deixando quando possível um link para a comprar do game, deixando a seu encargo a maneira com que você vai adquirir a ROM.

Como resumo fica de que você não está pirateando um jogo que você possui a cópia original e usa a ROM como BKP.

Need For Speed: The Run

O Need For Speed: The Run ou simplesmente NFS: The Run é o 18º lançamento da franquia Need For Speed, produzida pela EA, o título procura trazer de volta as corridas clandestinas que tanto fizeram sucesso em Need For Speed Underground.

Na época o Need Undergroud pegou uma carona imensa com o sucesso dos filmes da série Velozes e Furiosos, onde era possível tunar os carros e as corridas era feita de forma ilegal.

Mas quem está esperando um game parecido com o NFS Underground com toda a certeza se decepcionará pois a única coisa que remete um ao outro é justamente o fato das corridas serem ilegais e mais nada!

Em The Run para Wii você está na pele de Matt, na versão para Xbox, PS3 e Windows o personagem chama-se Jack, por que? Não encontrei nenhuma explicação, mas o enredo é o mesmo.

Matt acorda dentro de seu carro que está submergindo em um lago, para escapar ele quebra o vidro do carro e ao sair do lado se encontra com uma ruiva.

NFS The Run History
A história é contata nesse formato HQ

Neste instante começam a aparecer algumas lacunas que o game deixa, e eu vou tentar ser o mais explicativo possível para não dar nenhum spoiler, não se explica o porque do nosso protagonista  estar em seu carro no fundo de um lago e nem porque esta moça ruiva o estava esperando.

Matt mal sai do lago e depois de conversar um pouco com a moça ruiva pede sobre a grande corrida ( The Run ) que conta com 150 pilotos e vai de San Francisco até Nova York e dá milhões de doláres como prêmio, a moça oferece o carro dela para que os dois juntos participem da corrida, o carro é uma Lotus amarela e é com ela que você começa o game.

Corra a mesma corrida sempre

Este é um ponto que pode agradar a alguns e desagradar a outros, nem tudo são flores, no modo de jogo carreira você vai passando por episódios, são 26 no total, cada um deles possui uma missão específica, porém todos fazem parte da mesma corrida.

Uma das grandes inovações deste título foi usar a ambientação verdadeira das cidades por onde eles passam, em versões antigas do Need quando as corridas eram realizadas em mapas abertos as cidades normalmente eram fictícias, baseadas obviamente em uma existente, mas em Need The Run, cidades como Las Vegas, San Francisco e mais algumas são retratadas com boa fidelidade da maneira que são na vida real, essa foi uma grande sacada.

Need For Speed The Run

O game possui gráficos muito bonitos, melhor ainda se você emulá-los pelo Dolphin que consegue reproduzir games de Nintendo Wii em Full HD, coisa que nem o próprio console consegue, a jogabilidade é muito simples mas possui uma diferenciação por carro, alguns são mais fáceis de pilotar e outros tem uma direção mais dura, obrigado você a reduzir a velocidade para fazer uma curva mais fechada.

A grande corrida começa na Ponte Golden Gate e termina no Empire State, dois pontos turísticos famosíssimos dos EUA.

Adversários

Como toda corrida ilegal, seu maior obstáculo será a polícia que fara de tudo para inutilizar o seu carro, ela terá carros tão potentes quanto o seu e ainda usará caminhões para trancar a estrada, normalmente nessas ocasiões é possível encontrar uma rampa para saltar por cima e assim conseguir continuar correndo, os seus adversários na corrida também tentarão destruir o seu carro a qualquer custo, afinal quem não quer uns milhões a mais na conta não é?

Carros

São mais de trinta modelos de carros que você conseguirá ir liberando conforme for avançando no game, os carros que participam da corrida tem ótima aparência e gráfico detalhado, o que peca um pouco são os carros civis, ou seja, aqueles coadjuvantes que estão pelas estradas e não estão competindo, eles são um pouco apagados e sem muitas cores.

História Linear

Depois de títulos como Undergroud, Undercover, Carbon, onde era possível ao jogador explorar a cidade ficar tão preso ao roteiro não é uma coisa tão legal assim, esse pode até ser considerado um ponto negativo de The Run, a história é muito linear, não existe ações disponíveis ao jogador ultrapassar as dificuldades por caminhos paralelos ou mesmo uma bifurcação na história, esse “problema” é compensado por muita ação e sensação de velocidade.

Need For Speed The Run

Opinião sobre o NFS: The Run

Sou suspeito para falar porque acompanho a série desde Need 2, 3, HightStakes, e gostei muito deste game, claro, poderia ser melhor em alguns aspectos mas se for colocar na balança ele ainda é ótimo e vale a pena jogar, se você for um fã então. está recomendadíssimo.

Obviamente ele é um game pago e a sua ROM está em muitos sites por aí a fora, simplesmente não colocaremos a ROM para download para fazer jús ao Tuxedo que vestimos ( ou não ), pesquisei um pouco os preços em algumas lojas e existe uma variação em grande de preços, a mais barata que encontrei custa R$ 69,00 para Nintendo Wii e para emular no Dolphin com a vantagem de conseguir rodá-lo em Full HD.

Screenshots do Need The Run sendo jogado pelo Dolphin no Ubuntu

Need For Speed:The Run no Linux
Need For Speed:The Run no Linux
Need For Speed:The Run no Linux

Até a próxima dica, fui-me!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!