Ubuntu

Canonical – No Ubuntu 14.04 LTS todos os drivers proprietários suportarão o Mir

Empresa mostra positividade em relação ao suporte gráfico de AMD e Nvidia

Querendo tranquilizar um pouco os usuários, a Canonical empresa por trás do Ubuntu, afirmou que na próxima versão LTS – que deverá sair em Abril do próximo ano – todos os drivers proprietários suportarão o Mir com extrema qualidade.

O Mir gera polêmica desde que foi comentada a ideia – leia mais sobre o servidor gráfico da Canonical aquide que o Ubuntu não apoiaria mais o projeto Wayland, substituto histórico do X.org que é desenvolvido especialmente pelo Gnome Team e apoiado por empresas como a RedHat e a Intel que também resolveu deixar claro que não gosta do Mir.

A próxima versão do Ubuntu será um laboratório…

Com tudo isso acontecendo a próxima versão do Ubuntu será um campo de testes que você pode optar por participar ou não, leia o nosso artigo “Será que vale a pena usar o Ubuntu 13.10?” e deixe a sua opinião.

Na questão do drivers de placas Intel, apesar da negação do Mir pela empresa, não chega a ser o grande problema, visto que o código dos mesmos é aberto e Canonical pode e deve colocá-lo dentro do Kernel do Ubuntu, o maior problema é mesmo os drivers proprietários da AMD e da Nvidia, que por hora também não serão compatíveis com o Mir.

Essa versão do Ubuntu que se aproxima, 13.10 Saucy Salamander, será a distro em que Canonical vai ter que provar que o Mir “aguenta o tranco” e pode ser usado para todo o tipo de coisa, especialmente jogar onde os drivers e as placas são mais exigidas.

A Valve pode fazer diferença

Gabe Newell, fundador da Valve, já declarou seus amores pelo Linux na Linuxcon afirmando que o futuro dos games está no Linux e com ele na jogada (e um pouco de ajuda dos usuários quem sabe?) empresas como a Nvidia vão acabar inclinando-se a fazer seus drivers para o Mir.

Afinal o Mir não ter suporte acaba afetando todo o ecossistema Linux que deriva do Ubuntu, e não são poucas distros, apenas para citar algumas {Xu[Ku(Lu)buntu]}, Ubuntu Gnome e Linux Mint que terão que fazer uma escolha em breve, ou migram pro Mir, ou pro Wayland ou mantém o X.org.

E o que a Valve tem a ver com isso?

A Valve tem parcerias com as principais empresas de placas gráficas, Intel inclusive, e para ela interessa e muito que o Ubuntu seja uma plataforma ótima para jogos, e por isso necessita de drivers adequados, se isso não acontecer a Valve pode perder uma significativa fatia ( que não tão grande ainda ) de gamers Linux, o que seria um tiro no pé, visto que a cada dia mais e mais jogos são portados.

A notícia tranquilizadora dos desenvolvedores da Canonical, que em uma recente lista de discussão , indicaram que no Ubuntu 14.04 LTS todo esse problema com drivers deve ser superado.

Os desenvolvedores da Canonical provavelmente entraram em contato com a AMD e Nvidia tentando incentivar as empresas a trabalhar no desenvolvimento do suporte nativo para MIR. 

Apesar de serem apenas hipóteses para o lançamento do Ubuntu 14.04 LTS muito provavelmente teremos o apoio total do MIR por ambos os drivers. os opensource da Intel e os proprietários da Nvidia e  da AMD. 

Afinal de contas eu não consigo esquecer da declaração do Mark Shutteworth a pouco mais de uma ano atrás em Maio de 2012, onde ele afirmou que o Ubuntu 14.04 LTS seria a melhor plataforma do mundo.

Vamos esperar pra ver!

Extras: Veja a nossa vídeo análise do Ubuntu 13.10 mostrando tudo o que há de novo.

Confira todas as novidades do Ubuntu Saucy [ Artigos]

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!