Sistemas operacionais

Qual é o melhor editor de vídeo para Linux?

Conheça dentre as opções as melhores para você produzir vídeos no Linux

Editar vídeos no Linux já não é um grande problema, é verdade que ainda faltam alguns recursos mas existem programas realmente completos para fazer este tipo de trabalho no “sistema do pinguim”.

No mundo da edição existem softwares que são considerados excelentes, numa linha que fica entre fácil de usar e  muitos recursos, são eles: Sony Vegas, Camtasia Studio e After Effects, todos pagos, todos de código fechado e que não são compatíveis com o Linux, mas na verdade existem opções que talvez você não conheça mas que servem para a maioria dos trabalhos.

Conhecendo as opções

OpenShot

O OpenShot é tido como um dos melhores editores de vídeo livres pela sua simplicidade e bons efeitos que possui, se equipara ao popular Windows Movie Maker, não é o mais indicado para edições mais pesadas, mas é uma boa opção para fazer pequenas montagens com videos e fotos, aplicar transições e alguns efeitos.

OpenShot Video Editor para Linux

Dentre os recursos interessantes que o OpenShot traz está uma integração com o Blender para a criação de títulos animados, facilitando a vida na hora de criar vinhetas por exemplo, exemplificamos isso numa vídeo aula, confira.

Para instalar no Ubuntu você pode procurá-lo pela central de programas, ou abrir um terminal e digitar o seguinte comando:

sudo apt-get install openshot

KDEnLive

Do meu ponto de vista esta é a melhor opção de todas, e este o software que eu uso e recomendo para todos que desejam fazer edição semi-profissional no Linux.

KDEnLive

Ele possui bons recursos para manipular áudio e vídeo, é fácil de se operar, criar títulos e legendas, a maior deficiência do software talvez seja os efeitos de transição e bom, para uma mente criativa o KDEnLive cai como uma luva.

Se eu pudesse indicar um programa indicaria este. Para instalar no Ubuntu ou no Linux Mint basta acessar a Central de Programas e procurar por ele, se preferir instalar via terminal use o comando abaixo:

sudo apt-get install kdenlive

OBS: O KDEnLive como o nome sugere, é uma aplicação do ambiente gráfico KDE, por isso instalá-lo no Ubuntu requer um download um pouco maior do que em sistema que rodam o próprio KDE. 

Mais opções

Existem mais opções de programas para editar vídeos no Linux, vamos deixar uma lista aqui para você conhecer, porém acredito que os mais adequados sejam esses que citamos.

Também é possível usar o LightWorks que é um software profissional em sua versão para Linux, porém achei ele um pouco confuso e particularmente não me entendi com ele, outra coisa que talvez você não saiba é que é possível editar vídeos no Blender também, o popular software de modelagem 3D, porém é um pouco mais complicado.

Qual você acha melhor? Conhece mais algum software para edição de vídeo que funciona no Linux?

Compartilhe a sua opinião conosco!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!