TutoriaisUbuntu

Guia de pós-instalação: Deixando o Ubuntu 14.04 LTS perfeito para o seu uso diário

Confira todas as dicas para deixar o seu Ubuntu 14.04 LTS pronto para todas as suas atividades

Depois de ter baixado o Ubuntu e instalado, agora é hora de deixar ele pronto para funcionar, mas antes de continuarmos gostaríamos de sugerir a leitura do artigo “5 Coisas que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu“, e igualmente também o artigo de lançamento do Ubuntu 14.04 LTS, nele você encontra um vídeo mostrando as principais novidades do sistema.

O Tipo de artigo “Coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu” chega a ser algo tradicional após cada lançamento, muitos sites e blogs fazem isso, e o que o nosso tem de diferente? Você pode pensar…

Pelo que vi a maioria enche de comandos os novos usuários para deixar o sistema 100%, acho que isso não é algo que se faça quando se quer mostrar que  é possível fazer tudo no Linux via interface gráfica, além disso existem muitos trechos que ensinam a instalar várias coisas inúteis como “milhão de indicadores” entre outras coisas, neste tutorial você encontrar o tudo o que você precisa para ter um sistema operacional funcionando para todas as suas necessidades, com um paralelo entre modo gráfico e linha de comando, então chega de enrolar e vamos ao que interessa.

Atualização (Via Interface Gráfica)

Apesar do Ubuntu ter sido recém lançado é possível que já hajam atualizações no sistema, então, antes de fazer qualquer coisa vamos atualizar o sistema.

Procure no Menu no Ubuntu a aplicação “Atualizador de Programas” ou “Software Updater” se o sistema estiver em inglês ainda.

Procure por "Atualizador de Programas" na Dash

Com este programa você conseguirá atualizar o Ubuntu caso haja alguma atualização, basta aguardar o procura procurar as atualizações e clicar e “instalar”, digite a sua senha de usuário e confirme, agora é só aguardar.

softwarer-updater
Janela Mostra atualizações Disponíveis no Ubuntu

Atualização ( Via Terminal)

Todo o processo acima pode ser feito via linha de comando também é claro, abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:

sudo apt-get update 
sudo apt-get upgrade

Agora vamos instalar os Drivers Proprietários (Nvidia, ATI, etc)

Depois da atualização o próximo passo é instalar os drivers proprietários, placas de vídeo da Nvidia e da ATI (AMD) requerem drivers específicos para aumentar o desempenho do computador, por isso este é o segundo passo, depois que você instalá-los o seu PC deverá ficar ainda mais rápido.

Abra o menu do Ubuntu e digite “Drivers”:

ek5kLw7YcV4lVPMkGjfcUOKwQK8C0Fl33pkGpesu1CIclnvP9zBqrLIfaHQjcQVQE7nontIqT4l6HNhbD6iVJRdmMUYW3goWKcaGLlsgF6 Tt0bvhyhjcdy3yt0ZTiD gRnT7EEw

Clique em “Drivers adicionais”, você chegará até a tela abaixo:

Instalação de Drivers Proprietários no Ubuntu

É possível chegar a este mesmo local através da Central de Programas do Ubuntu, clicando no menu Editar e depois em Fontes de Software e clicando na aba Drivers Adicionais.

Nesta janela vão aparecer os drivers proprietários que podem ser instalados no seu Ubuntu, tanto drivers de vídeo quanto de rede, como é o caso da imagem acima, podem ser facilmente instalados selecionando o driver desejado e clicando no botão Aplicar Alterações.

Agora você deve aguardar o download e a instalação do driver, fique tranquilo o Ubuntu fará isso por você e apesar do sistema não requisitar é interessante que depois de ter instalado você reinicie o computador para que o driver funciona corretamente.

Este passo é tão simples que não tem o menor motivo para você usar o terminal.

Ubuntu está em “ingrêis”? Vamos deixá-lo em português!

Se você instalou o Ubuntu sem conexão com a internet é bem provável que o sistema não esteja traduzido para o nosso idioma, então vamos dar um jeito nisso. Existem duas maneiras de fazermos isso:

1 – Abra a Central de Programas e procure pelo pacote: language-pack-gnome-pt e language-pack-pt-base

gws2X4jYHhvfA2q3lCHbricVC5oXVe56wzKdi5qNTPWCOS1W0yNgO45 zRkBhbsfl ebCECF Cbs2mxUQuoOHMIBtj ix7hYIJl3TMDylenPdK f wjfiMRPRJukW72 HqDlb5O

2 – Abra a aplicação Configurações do Sistema pelo menu do Ubuntu e procure a opção Suporte a Idiomas, clique em Instalar/Remover Idiomas, selecione o português do Brasil e aplique.

Apesar disso o próprio Ubuntu deve lhe avisar que falta baixar alguns pacotes para a tradução do sistema assim que você iniciar, para os que preferem instalar via terminal, basta usar o comando:

sudo apt-get install language-pack-gnome-pt language-pack-pt-base

Rodando todos os tipos de mídia no Ubuntu

Apesar do Ubuntu ser bem completo por conta de algumas convenções legais ele não traz todos os codecs necessários para você ver vídeos no YouTube, ouvir músicas em MP3 ou editar vídeos em alguns formatos, mas é muito simples instalar tudo isso no sistema.

Instalando Codecs Multimídia no Ubuntu

Na Central de Programas procure pelo pacote: ubuntu-restricted-extras

Este pacote instala a maioria dos codecs indispensáveis para o seu sistema, incluindo o flash para os seus navegadores de internet.

Procure e instale na Central de Programas também o pacote: libavcodec-extra

Este pacote lhe trará mais alguns codecs, para instalar o Java você pode usar a versão Open Source instalando também pela Central de Programas o pacote: openjdk-7-jre

Caso você tenha o hábito de acessar Internet Bankings pode ser necessário utilizar o Java da Oracle, e este requer um pouco mais de “malemolência” para instalar mas fique tranquilo não é tão complicado, para explicar melhor os detalhes preparamos este artigo:

Você pode fazer tudo isso pelo terminal com os comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java8-installer ubuntu-restricted-extras libavcodec-extra

Este passo deve demorar um pouco mas deixará o seu sistema pronto para tudo!

Instalando alguns programas populares 

O Ubuntu por si só vem com uma gama de aplicativos muito completa para você utilizar o sistema com tranquilidade mas existem sempre alguns programas que a maioria das pessoas utilizam.

Programas complementares

Skype

Para instalar o Skype você deve baixar o pacote .deb diretamente do site do Skype, ele funciona como um EXE do Windows, depois de baixar basta dar dois cliques e ele se abrirá com a Central de Programas do Ubuntu, clique em instalar, digite a sua senha e aguarde a instalação.

Dica: Baixe o pacote para o Ubuntu 12.04 Multiarch.

Se você usa o Ubuntu 64 bits para o ícone do programa aparecer na área de notificação é necessário instalar um pacote a mais, abra a Central de Programas e procure e instale o pacote: sni-qt:i386

Ou use o comando:

sudo apt-get install sni-qt:i386

Google Chrome

Da mesma forma que o Skype você deve baixar o pacote .deb diretamente do Site, mas atenção para a sua arquitetura, 32 ou 64 bits.

Uma vez baixado o deb, dê dois cliques sobre ele, mais uma vez ele se abrirá com a Central de Programas do Ubuntu, clique em instalar, digite a sua senha e aguarde.

Steam

Quem não gosta de um bom joguete não é? O Steam está na Central de Programas do Ubuntu, procure por Steam no campo de busca, clique em Instalar, digite a sua senha e aguarde a instalação.

Alternativamente você pode baixar o .deb diretamente do site do Steam e instalar como você vez com o Skype e o Google Chrome.

Alguns ajustes interessantes para se fazer no sistema

O novo Ubuntu trouxe algumas novas ferramentas para a configuração do sistema, pode ser interessante portanto, ativar e configurar alguns recursos, na área de trabalho dê um clique com o botão direito do mouse e clique em propriedades.

Configurações do Ubuntu

1 – Esta opção faz com que a barra lateral que agrupa os programas oculte-se automaticamente, ativando essa opção outras opções vão aparecer permitindo que você configure o local onde você quer que a barra seja sensível para aparecer e também o tempo que você precisa deixar o mouse na lateral para que ela apareça.

2 – Enable Workspaces ou “Habilitar espaços trabalho” cria um novo ícone na sua barra lateral que permite que você até 4 desktops diferentes para organizar melhor as suas janelas.

3 – Esta opção adiciona um novo ícone à barra lateral que permite mostrar a área de trabalho com apenas um clique.

4 – Está opção tira os menus globais da barra no topo e coloca em cada aplicação, eles aparecem assim que você passa o mouse sobre eles.

Bônus: Na aba Aparência você consegue, além de trocar os wallpapers, modificar o tamanhos dos ícones no lançador.

Privacidade

O Ubuntu traz as SmartScopes por padrão e também por padrão ele indexa os arquivos e programas que você acessou para poder mostrá-los posteriormente como sugestão na tela inicial da Dash, se você não deseja utilizar este recursos você pode desabilitá-los indo até o painel de configurações, clique na engrenagem no canto superior direito da tela e clique em Configurações do Sistema…,vá até a opção, Segurança e Privacidade.

Configurações de Privacidade no Ubuntu

Nesta aplicação existem várias abas a respeito deste assunto, mas está acima é uma das principais, se você quiser desligar a indexação de arquivos, programas e tudo mais apenas desligue no botão ON/OFF, caso queira que apenas algumas das opções sejam indexadas apenas marque as que você quer que o Ubuntu utilize, no botão Limpar dados de uso… você consegue apagar as informações armazenadas até então.

OuCZE0 zoI8h5Eg82EcI1OLz i6LJNR9ze2aHrtz vwxGQgyw1 NXaM7K65kIW2g850Jqomi 3oIb9moSC5WPEXHcIK

 Nesta aba você pode marcar para aparecer ou não os resultados online nas buscas do Unity, para desabilitar apenas clique no botão ON/OFF presente nesta sessão.

Finalizando

Com isso finalizamos o nosso “after guide” do Ubuntu 14.04 LTS sem empurrar para você um monte de links e direto ao ponto, mas não sem antes lhe da um presente, no dia 20 deste mês o Diolinux está completando 3 anos de trabalho e estamos realizando uma promoção muito legal com todos os leitores do blog e assinantes do canal.

Neste mês você tem a chance de ganhar uma camiseta estampada da nossa loja, a DioStore, a sua escolha, podendo até mesmo ser uma camiseta do Ubuntu, por que não? Você pode escolher qualquer uma delas ou mesmo mandar a sua própria estampa, para participar e conhecer melhor a promoção clique neste link aqui.

Até a próxima, um grande abraço!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!