5 Coisas que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu
Ubuntu

5 Coisas que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu

Faça os preparativos pois o novo Ubuntu vem aí!

Amanhã o novo Ubuntu será lançado e hoje é o dia de organizar as coisas que deixar o seu PC pronto para a nova versão do sistema.

O engraçado é que em épocas de lançamento vemos muitos tutoriais sobre “O que fazer depois de instalar o Ubuntu” mas estamos inaugurando o nosso ” O que fazer antes de instalar o Ubuntu”, um guia especial para quem pretende começar a usar o Ubuntu agora e também para os que desejam atualizar de versões antigas para a nova ou mesmo mudar de distribuição.

Backup – Salve-se quem puder!

Apesar de parecer óbvio, independente do sistema que você use, salvar os seus arquivos é algo extremamente importante, afinal perder os nossos dados queridos não é nada legal não é?

Muitos usuários tem dúvidas sobre o que salvar e quais arquivos, claro que nada melhor do que saber o que você necessita para salvar, mas se você não quiser ficar selecionando os arquivos 1 por 1 uma solução eficaz é salvar a pasta do seu usuário, no Windows ela fica em:

Disco C >> Usuários( Users se estiver em inglês) >> Seu_Nome_De usuário

A pasta com o seu nome é a que você deve salvar.

Se você usa Linux a pasta que você deve salvar fica no diretório:

/home/seu_usuario 

E da mesma forma, é a pasta com o seu nome de usuário que você deve salvar.

Tenha em mente que este método pode até ser mais prático mas não é a melhor opção afinal você vai, independente do sistema, salvar muitos arquivos que serão inúteis, mas se o medo de perder alguma coisa for maior que a sua paciência para escolher cada um dos arquivos que deseja salvar esta é uma ótima solução. 

Onde salvar?

Depois que você já escolheu os arquivos que quer salvar vem o passo de salvá-los propriamente, para isso você deve avaliar qual o tamanho desse conjunto de dados, “trocando em miúdos”, quantos Gigas de informação você precisa salvar.

Déjà Dup - programa para fazer backups no Ubuntu

Uma vez que você tenha essa informação basta escolher entre um pen drive, um DVD ou Blu-Ray, um HD Externo ou mesmo o armazenamento em nuvem, caso você use serviços como o Dropbox ou algum simular como apresentamos neste artigo, você não precisa se preocupar afinal eles estão salvos no servidor e quando você instalar o serviço novamente os seus arquivos serão baixados, porém, se espaço não é um problema para você, salvar os arquivos do seu Dropbox (no exemplo) vai agilizar o processo de sincronia mais tarde, mas fica a sua escolha.

Tenha a certeza de que o Ubuntu vai rodar na sua máquina!

O Ubuntu consegue rodar muito bem em todos os computadores mais recentes, mas os requisitos mínimos são:

  • Processado: Pentium 4 de 1.5 Ghz
  • HD: Pelo menos 10 GB de espaço livre em disco
  • RAM: 1 GB

É claro que estes são os requisitos mínimos e uma máquina assim vai sofrer para rodar o Unity, qualquer máquina superior a isso terá um desempenho superior, especialmente se o processador for um Core2Duo ou superior e com 2GB de memória, estes seriam os requisitos recomendados.

Caso o seu computador seja mais velhinho considere instalar uma versão alternativa, como Lubuntu, Xubuntu ou o Linux Mint XFCE.

Uma vez que o seu computador satisfaça as necessidades básicas faça uma pesquisa para evitar surpresas, se você tem placa de vídeo procure pela internet sobre a compatibilidade da mesma, placas Nvidia tem um melhor suporte se compararmos com as da AMD, se você tem um Intel HD Graphics fique tranquilo, ela deve funcionar sem que você precise instalar nenhum driver inclusive.

Normalmente as placas da Nvidia tem um bom suporte ficando realmente a maior preocupação caso você use alguma versão mais antiga de uma Radeon da AMD.

Faça o mesma pesquisa caso você tenha uma placa de som offboard, uma placa de rede de uma marca não tão conhecida, ou use algum periférico “fora do comum”.

Dificilmente você encontrará algum problema e se encontrar é bem provável que a solução esteja no mesmo local.

Programas e Jogos

O Ubuntu conta com a Central de Programas para instalar softwares no seu computador, mas se você usa programas como o Photoshop profissionalmente, AutoCad, Adobe After Effects e alguns jogos que ainda não tem versão para Linux como BF4, considere um dual boot, não tem nada de errado nisso.

Caso você não use estes programas profissionalmente certamente haverão substitutos para eles no sistema Linux.

Mude de mentalidade

Este parágrafo é dedicado especialmente aos que pretendem migrar do Windows ou do Mac para o Ubuntu.

Change-your-mind

Tente realmente se adaptar ao sistema, caso você use programas como o Photoshop corriqueiramente, apenas para fazer algumas montagens outra  tratamento de imagem, dê uma chance ao GIMP e aprenda a mexer com softwares nativos, o mesmo vale para o Libre Office, tente deixar o Microsoft Office de lado, com o tempo você verá que quanto mais você estiver disposto a abraçar o que o novo sistema vai te trazer mais produtivo você será.

Entenda que não existe a menor necessidade de fazer as coisas por comandos no Linux, mas os comandos são a maneira mais rápida de se fazer qualquer coisa, você pode escolher usá-los ou não.

Engaje-se na Comunidade

Uma das melhores coisas que existem no Linux é as amizades que se criam, posso afirmar que os meus melhores amigos atualmente eu conheci por conta do Linux, existem muitos grupos no Facebook, alguns deles você encontra no final deste artigo, muitos fóruns sobre o Linux na internet, cada um atendendo uma versão específica do sistema ou falando delas de modo geral.

Comunidade Diolinux

Não tenha medo de perguntar, sempre pesquise antes para ter um bom embasamento, e aqui vai uma dica, caso alguém lhe responda de maneira agressiva a algum questionamento que você fizer em alguns destes grupos não se abata, isso pode acontecer, e vai por mim, “babacas” existem em qualquer lugar, essas pessoas não representam o que é de fato a comunidade e usam Linux muito em parte para se sentirem “diferentes”, não são como nós e como você. #fikadika

Finalizando

É claro que este artigo foi para ilustrar alguns cuidados que você deve ter antes de  instalar o sistema, mas eu não sei se sou uma pessoa de sorte ou algo parecido mas nunca fiz avaliações prévias com o Ubuntu, sempre, baixei, instalei e usei, tive um ou outro problema mas que foram perfeitamente contornáveis e alguns até sumiram com algumas atualizações do sistema.

Esperamos que você tenha gostado do artigo e que esteja tão ansioso quanto nós pelo lançamento da nova versão, sou usuário de Linux a 3 anos e não pretendo sair tão cedo, até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!