TutoriaisUbuntu

Como instalar o editor de vídeos profissional Lightworks no Ubuntu 14.04 LTS

Veja como instalar o Lightworks no Ubuntu 14.04 LTS

Quem disse que não existe editor de vídeos profissional para Linux? Pois é o grande e poderoso Lightworks está aí para provar isso.

Este editor é utilizado por profissionais para editar filmes em Hollywood, filmes como o “O Todo Poderoso” estrelado por Jim Carrey.

E por incrível que parece ele é gratuito e multi plataforma, com versões para Linux, Mac e Windows, sendo que somente alguns features mais avançados estão disponíveis para quem é assinante PRO.

Baixando e instalando o Lightworks no Ubuntu 14.04 LTS

O editor tem fama de ser um pouco complicado e por isso talvez se você busca algo para fazer edições mais simples este artigo pode lhe apresentar melhores opções, até para baixar e instalar o Lightworks requer alguns passos a mais, mas vamos lá, também não é tão complicado assim.

Primeiro passo: Acesse o site do Lightworks

Escolha o pacote adequado para sua distribuição ou sistema, no caso do Linux temos disponível a versão em DEB (para Ubuntu e derivados) e RPM (Fedora e derivados), vale lembrar que o sistema é compatível apenas com sistemas de 64 bits, uma coisa até natural visto a sua finalidade.

Será preciso também criar um cadastro no site, preste atenção pois esse login e senha será necessário ao abrir o programa pela primeira vez no seu computador.

Antes de instalar o pacote .deb que você baixou com o Lightworks será necessário instalar uma dependência LIBTIFF4, baixe este pacote primeiramente e instale com a Central de Programas dando dois cliques no arquivo, depois de instalar a dependência instale o pacote .deb do Lightworks que você baixou do site anteriormente, o processo é exatamente o mesmo, basta dar dois cliques e abrir com a Central de Programas, clicar em instalar, digitar a sua senha e aguardar a instalação.

Depois de instalado o Lightworks vai estar disponível no menu do Ubuntu (ou derivado), basta clicar nele, na primeira execução será solicitado o login e senha que você criou quando se cadastrou no site do Lightworks.

É isso! Em breve mais artigos com dicas de edição com este super programa, fique de olho no nosso canal no YouTube também! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!