NotíciasSoftwares

Instale a última versão do excelente editor de vídeo grátis Kdenlive

Se você gosta de trabalhar com edição de vídeo e ainda está procurando um programa gratuito ideal para os seus trabalhos as sua busca acaba agora!

Kdenlive – Não basta ser grátis, tem que ser o melhor!

Infelizmente lemos muito pouco sobre o Kdenlive na internet, é realmente uma pena, ainda mais pela qualidade que o software tem, o projeto Kdenlive derivou do projeto KDE e apesar de ter ótimas qualidades acabou sofrendo com a falta de mantenedores.

Depois de quase um ano de projeto parado felizmente em Maio de 2014 o projeto voltou à ativa e agora está dando frutos, novos recursos, melhorias e correções de bugs estão na nova versão do Kdenlive.

As mudanças no software

Quem gosta de trabalhar com efeitos de vídeo como ChromaKey vai adorar a surpresa, as ferramentas para manipulação de alpha e consequentemente ChromaKey ganharam um refinamento e estão mais detalhadas permitindo um efeito muito melhor, para se ter uma ideia no final do vídeo “Euro Truck Simulator 2 para Linux – Simulador de Pedro e Bino” você pode me ver brincando com este efeito e lançando um míssil na tela, tudo bem que ficou um pouco tosco mas eu melhor, prometo!

Versão mais recente do Kdenlive

Outra coisa bacana que encontrei na nova versão está relacionada a possibilidade de editar áudio dentro dele que recursos muito interessantes como redução de ruído de som, mesma função presente no Audacity, e compressão de áudio que pode ser útil para aumentar o som de algum áudio sem distorce-lo.

Como instalar a versão mais recente do Kdenlive no Ubuntu e derivados

Agora vamos a parte mais interessante, instalar no nosso computador para poder aproveitar as maravilhas do programa, antes de mais nada é bom avisar que o Kdenlive está disponível para qualquer distribuição Linux e também para Mac OSX, para Windows não… aí vai meu sorriso de canto de boca, entretanto, este tutorial vai servir para instalar apenas no Ubuntu e seus derivados, como o Linux Mint, para demais distros e Mac consulte a página oficial.

Update: O Kdenlive para o Ubuntu 16.04 LTS tem novos repositórios, confira aqui.

Para instalarmos este programa vamos precisar do PPA de desenvolvimento, uma versão mais antiga do Kdenlive com recursos a menos está disponível na Central de Programas do Ubuntu, se você quiser apenas ver o programa para ver como as coisas funcionam você pode baixar por lá, para os que ainda não se sentem à vontade usando os comandos do Linux também é interessante instalar aquela versão da Central de Programas mesmo.

Mesmo assim ainda quero sugerir dois artigos para os que não gostam de usar comandos no terminal, isso vai contornar os seus problemas com toda a certeza:

Então agora vamos instalar o Kdenlive na versão 0.9.8, abra o terminal e cole os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:sunab/kdenlive-release
sudo apt-get update
sudo apt-get install kdenlive

Pronto! Kdenlive habilitado para você se tornar o novo Spielberg, vale lembrar que mantendo este PPA no seu sistema sempre que houver alguma atualização você receberá juntamente com as atualizações do sistema.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!