NotíciasSoftwares

LibreOffice e ownCloud juntos para trazer uma solução aberta semelhante ao Google Docs

É impressionante como iniciativas de código aberto podem colaborar entre si para criar um produto novo e ainda melhor. Depois dos boatos sobre a possível junção do LibreOffice com o projeto Thunderbird, iniciado pela Mozilla, agora é a vez de outra aplicação aberta muito popular, o ownCloud, juntar forças com a maior suíte Office de código aberto da atualidade.

LibreOffice sempre avançando

Um dos softwares de código aberto de maior relevância atualmente é o LibreOffice, isso sem sombra de dúvidas. Apesar de algumas pessoas ainda cobrarem determinadas funções para ele, é notável que seu modelo colaborativo vem trazendo frutos.

Uma interface semelhante a organização da interface Ribbon do Microsoft Office está sendo desenvolvida, algo que pode ajudar os mais aficionados à suite da Microsoft a pelo menos experimentar o LibreOffice, recentemente o Libre atingiu a marca de 100 milhões de usuários também, uma marca muito importante.

A novidade de hoje é interessante porque houve muita cobrança para que isso acontecesse, uma versão online do LibreOffice sem ser a versão do RollApp. A integração com a nuvem veio através do desenvolvimento de uma solução empresarial feita pela instituição Collabora, uma organização que está por trás de boa parte do desenvolvimento do LibreOffice e é especializada em treinamentos, especialmente na Europa.

OwnCloud

A versão em nuvem do LibreOffice chega aos usuários graças ao ownCloud, uma ferramenta de código aberto que permite que sejam criados servidores pessoais de armazenamento em nuvem, você pode baixar ele e criar um “Dropbox” no seu próprio computador, uma solução que interessa muito as empresas que não querem deixar seus arquivos em servidores de terceiros. O vídeo a seguir do pessoal do Collabora mostra como funciona o novo recurso.

Você encontra as instruções para instalar e o link para fazer o download da versão online do LibreOffice na página oficial do projeto, tenha em mente que todo o ambiente ainda está em desenvolvimento, o pessoal do Collabora também colocou o código do projeto no GitHub.

O que esperar da versão Online do LibreOffice?

A usabilidade mais clara para o LibreOffice online é efetivamente em ambiente empresarial, atualmente não existe uma solução viável para o uso do mesmo de maneira doméstica, da mesma forma que você faz com o Google Docs e o motivo é simples, o LibreOffice não é uma empresa e não teria condições, provavelmente, se sustentar um serviço gratuito deste porte, entretanto, nada impede que alguma empresa, ou a própria “The Document Foundation” criasse uma versão Online do LibreOffice para ser usada como o Google Docs por assinatura, desta forma elas conseguiriam, acredito eu, cobrir os seus gastos e disponibilizar para o público em geral.

É bom ver o LibreOffice evoluindo a passos largos, o que você achou da novidade?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!