Como usar o Evernote no Linux Dionatan Simioni sexta-feira, 11 de março de 2016

O Evernote é um dos aplicativos mais populares quando se fala de anotações, porém ele não tem originalmente um cliente desktop para Linux, muitas pessoas utilizam a versão feita pela comunidade para ele chamada de Everpad, mas a minha solução para o caso de hoje é diferente.

Como usar o Evernote no Linux




Eu passei a utilizar ativamente o Evernote nesta semana e é realmente uma software muito útil. Na verdade eu uso além do Evernote o Google Keep - Veja como usar o Google Keep no Linux - mas ele acabou se tornando um bom complemento graças as extensões do Google Chrome.

Falando em Google Chrome, é através dele que você terá acesso ao Evernote, mesmo que você o tenha instalado só para usar este tipo aplicativo e prefira outros browsers para navegar normalmente.

Como vamos precisar instalar o Google Chrome pode ser interessante ver o nosso tutorial que ensina você a instalar o Chrome no Ubuntu (serve para outras distros mais populares). A diferença para esta versão do Evernote para o Everpad é que este só funciona se você tiver acesso à internet no computador.

Evernote no Linux

Como instalar e configurar o App no Evernote no seu sistema


Se você já instalou o Google Chrome agora só é necessário instalar o Aplicativo do Evernote Web, basta clicar no botão abaixo.
Depois de instalado, vamos precisar fazer uma pequena modificação para que ele funcione como um aplicativo convencional e você possa fixá-lo no seu menu um na barra de aplicativos do seu sistema.

Criando atalho

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Evernote Web e clique em "Criar atalhos...", nesta opção ira se abrir  a janela acima onde você pode criar atalhos na área de trabalho do seu sistema e também no menu, eu recomendo criar o atalho do menu do sistema, na área de trabalho é opcional, se você mudar de ideia basta voltar aqui e criar os atalhos novamente.

Depois de criar os atalhos, precisamos configurar para o Evernote abrir como um App e não apenas e uma nova aba, para fazer isso, clique novamente com o botão direito do mouse sobre o ícone dele e vá até a opção "Informações sobre o aplicativo" e na janela que se abrir selecione a opção "Abrir como janela", assim ele vai funcionar como um WebApp.

Evernote Linux

E é basicamente isso, agora quando você clicar ele o Evernote vai se abrir como uma App simples, basta você ficar ele na barra lateral do Ubuntu se você usa o sistema ou na barra de tarefas do seu sistema, seja qual for a interface, se esta for a sua preferência.

Dicas adicionais


Para melhorar a integração com o Chrome eu estou utilizando uma outra extensão do Evernote que permite salvar instantaneamente conteúdos na internet no seu Evernote chamada de "Evernote Web Clipper", pode ser interessante instalar também os aplicativos do Evernote no seu Smartphone, assim você pode ter as notas sincronizadas em ambos os dispositivos.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus