5 programas para você gerenciar suas finanças no Linux Dionatan Simioni quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Gerenciar o nosso tempo e o nosso faturamento pode fazer total diferença entre uma vida financeira saudável e uma meio "capenga", as vezes é complicado lidar com tantos números e não são todas as pessoas que tem aquela habilidade de organizar tudo em planilhas ou de cabeça, então aqui vão 5 programas que você pode usar para gerenciar suas finanças no Linux.

Controle a sua vida financeira




Me lembro de alguém ter me perguntado se existiam programas para tais funções no Linux e eu tinha ficado de fazer um post sobre o assunto, infelizmente eu esqueci o nome de quem havia sugerido, mas seja para quem for, esse é para você, querido leitor.

Separei aqui 5 opções que eu considero boas e fáceis de instalar, sei que podem existir mais, não estou ordenando-os também do melhor para o pior ou vice-e-versa, cabe a você testar e escolher qual você mais gosta, e claro, se você conhecer alguma outra opção que você considere relevante, compartilhe conosco através dos comentários.

1 - HomeBank

HomeBank Linux

Eu utilizei o HomeBank diariamente por algo tempo no ano passado, depois acabei optando pelas planilhas e listas mesmo, mas posso garantir que ele é bem competente no que promete fazer, te ajudar a organizar as suas contas, ele pode ser útil também para organizar pequenas empresas.

HomeBank Ubuntu


O programa está disponível nos repositórios das principais distribuições, então busque por ele na Central de Programas. Existem versões para Windows e Mac dele também.


2 - GNUCash


GNUCash

Como o nome sugere, este é o gestor financeiro do projeto GNU, ele é muito simples e não possui recursos super avançados, porém, pode cair como uma luva para pessoas que desejam gerenciar suas vidas financeiras sem muita complicação.  O GNUCash também se encontra nos repositórios das distribuições e você o encontra facilmente na Central de Programas do seu sistema, ele possui versão para Windows e Mac também:


3 - KMyMoney


Kmymoney

O nome deste também é sugestivo, o KMyMoney é oriundo do projeto KDE, ele certamente é um dos aplicativos mais populares para esta finalidadem com diversas funções para você manter a sua vida financeira em dia. Esta aplicação também tem versão para Windows e Mac, além de Linux.



4 - Personal Finance (WebApp)


Personal Finance

Esta é uma boa ferramenta que é acessível de qualquer navegador e tem até um aplicativo para o Chrome, mas como eles vão deixar de existir ao longo do tempo, nem vou te incentivar a utilizá-lo desta forma. Ele é simples, porém, é em inglês, isso pode tornar o seu uso um pouco mais complicado para algumas pessoas. 

Você usa a sua conta Google para se logar, isso garante que os seus dados sejam acessíveis de qualquer lugar através de uma navegador, o que tem suas vantagens e suas desvantagens.


5 - Skrooge


Skrooge

Este é mais um projeto que utilize a tecnologia do KDE para te ajudar a organizar a sua vida financeira, o programa é bem completo, ao contrário dos outros, este eu ainda não tinha utilizado,  as pelo pouco tempo que testei antes de fazer o post, ele causou uma boa impressão, com uma leitura prévia que fiz sobre o assunto, descobri que algumas empresas o utilizam como gestor, o que parece indicar a qualidade do programa, fica a sugestão para você, caso você teste, compartilhe a sua experiência conosco através dos comentários.

Esta aplicação também tem versão para Windows, Mac, BSD e Linux.


Finalizando


Todas as pessoas tem formas diferentes de se organizarem e programas assim pode ser uma mão na roda, vale a pena dar uma olhada, quem sabe deixar o seu orçamento mais claro para você mesmo pode te ajudar a ter um controle maior dos seus ganhos, investimentos e contas à pagar, permitindo que você planeje melhor a sua vida financeira e evite "surpresas". Se você quiser dar mais alguma sugestão de um programa que você usa ou conhece, fique à vontade.


Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus