AplicativosUbuntu

9 Apps para instalar no Unity 8 no Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

O Unity 8 chegou como uma interface para testes no Ubuntu 16.10, ainda que ele seja muito limitado, existem algumas coisas que você pode fazer para deixá-lo “mais utilizável”, por assim dizer, instalando alguns aplicativos e habilitando algumas funções.

Eu estou experimentando o Unity 8 deste o seu lançamento e já tenho algumas impressões para compartilhar com vocês, ainda que esteja sem poder fazer um vídeo nesta semana por conta da minha viagem, como comentei neste vídeo do canal, mas mesmo assim, posso dar algumas dicas para quem quiser se aventurar em seu ambiente de testes.

Coisas que você deve saber

Sabidamente o Unity 8 para desktops ainda não está pronto, entretanto, ele já mostra a possibilidade de utilizá-lo para coisas simples do dia a dia, como navegar na internet, ver vídeos e ouvir músicas, para muito além disso as coisas ficam um pouco mais complicadas dependendo do quão exigente você for, então tenha em mente (até para evitar frustrações) que o Unity 8 ainda é um software em desenvolvimento, perfeitamente utilizável em um dispositivo sensível ao toque, mas que na versão desktop ainda possui sérias imitações.

Em que hardware estou rodando o Unity 8?

Uma das minhas dúvidas quanto ao Unity 8 era quanto a leveza, será que ele vai ser mais pesado que o Unity 7 ou mais leve? Nada melhor do que testar, não é verdade?

Acer  Unity 8

Para fazer os testes eu instalei o recém lançado Ubuntu 16.10 em um Netbook Acer que eu tenho aqui, ele é o sinônimo para computador fraco que eu tenho aqui em casa, processador de apenas um núcleo de 1,4 Ghz (Centrino) e 2GB de memória RAM DDR2. Surpreendentemente o Unity 8 funciona muito bem nele, até com uma certa fluidez, coisa o Unity 7 eventualmente engasga, apesar de rodar razoavelmente bem também.

Eu tinha a suspeita de que o Unity 8 seria leve em computadores, afinal, ele roda em Smartphones, mas este Netbook é pior do que muitos Smartphones por aí, em fim, boa surpresa.

Dicas de pós instalação para o Unity 8

Se você resolveu instalar o Ubuntu 16.10 e está procurando um tutorial de pós instalação para ele, você pode usar este que eu fiz ainda para o Ubuntu 16.04 LTS, ele funciona sem problemas. Mas agora vamos falar do Unity 8 e de como você pode fazer para aumentar as funcionalidades da interface.

Para usar o Unity 8 você precisa fazer a seleção da interface na tela de login do Ubuntu, digitar a sua senha e entrar normalmente.

Yakkety Yak Login

Como você vai perceber, o Unity 8 vem praticamente sem nenhuma aplicação, somente o aplicativo de configurações, o browser e o terminal basicamente, felizmente isso é tudo o que você precisa para começar a montar o sistema como você quiser, e aqui vão algumas dicas para você fazer isso.

1 – Ative as “Multimídia Scopes”

As Scopes foram inseridas no Ubuntu há algumas versões atrás, porém, o funcionamento delas no Unity 8 é um pouco diferente, elas são “páginas” do menu de aplicativos que são capazes de funcionar como um programa independente, de modo que você pode ouvir músicas e ver vídeos através delas sem precisar instalar programas adicionais.

Rich Scopes Ubuntu Unity 8

Para instalar, abra o terminal e cole o seguinte comando:

sudo apt install mediaplayer-app mediascanner2.0 unity-scope-mediascanner2 ubuntu-restricted-extras

Para ativar as Scopes desejadas, você pode clicar na parte inferior da tela e selecionar as que você deseja, voltando para a tela de aplicativos você poderá deslizar a página para o lado e lá estarão as Scopes adicionadas. 

Podemos instalar vários pacotes via Snap, veja aqui algumas possibilidades, use o terminal novamente:

2 – Gallery App

sudo snap install --edge --devmode gallery-app

3 – Camera App

sudo snap install --edge --devmode camera-app

4 – Address Book App

sudo snap install --edge --devmode address-book-app

5 – Calendar App

sudo snap install --edge --devmode ubuntu-calendar-app
Ubuntu Unity 8 Apps

Outros aplicativos convergentes podem ser instalados à partir de um repositório PPA especial destinado a testes dos Apps convergentes, estes você pode instalar até na versão 7 do Unity se quiser. O primeiro passo é adicionar o PPA:

sudo add-apt-repository ppa:convergent-apps/testing -y && sudo apt update

Depois disso vamos instalar mais alguns aplicativos.

6 – Music App

sudo apt install music-app

7 – Calculadora

sudo apt install ubuntu-calculator-app

8 –  Gerenciador de arquivos

sudo apt install ubuntu-filemanager-app*

E por último mas não menos importante, vamos habilitar a instalação de aplicativos que rodam sobre o X.org, como você deve saber, o Ubuntu com Unity 8 roda sobre o servidor gráfico Mir, de modo que é necessário, ao menos atualmente, usar uma aplicação chamada “Libertine” para criar um container e rodar a aplicação que você quiser dentro dele.

9 – Instale o Libertine

sudo apt install libertine libertine-scope libertine-tools

O Libertine funciona assim: Depois de instalado, abra a aplicação, e basta clicar em “criar”, sem digitar senha ou nome necessariamente, após isso o programa vai baixar cerca de 500 MB para formar um container e através dele você pode instalar outros aplicativos que você instalaria normalmente no Ubuntu tradicional, basta saber o nome do pacote, por exemplo: gimp.

Libertine

Por ele você consegue instalar outros aplicativos baixados em formato .deb também, mas ele é apenas uma “gambiarrinha” no sentido mais literal possível, a versão final do Unity 8 deverá ter essa função nativamente, outra coisa que você vai perceber é que não existem os light themes, por conta disso as aplicações que rodam no XMir ficam com aquela cara nostálgica do Windows 98.

GIMP no Unity 8

Com essas dicas você já pode usar um pouco do Unity 8, lembre de reportar os bugs que encontrar se quiser ajudar o projeto a amadurecer com maior velocidade, assim que eu puder vou fazer um vídeo detalhando melhor tudo o que eu aprendi sobre a nova interface.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!