7 coisas importantes para fazer depois de instalar o Ubuntu 16.04 LTS Dionatan Simioni quinta-feira, 21 de abril de 2016

Agora que o Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus foi lançado - faça o download aqui - chegou a hora de alinhar o sistema para a sua utilização, separamos aqui 7 dicas do que fazer depois de instalar o novo Ubuntu para deixar o sistema funcionando perfeitamente para a necessidade da maioria das pessoas, vamos la?

7 Coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus



São 7 simples passos para você ter todo o básico que qualquer usuário precisa. Obviamente a possibilidade de coisas que é possível fazer depois de instalar o Ubuntu é imensa, afinal, cada usuário tem suas necessidades, porém, estas dicas servirão tanto para quem já usa o Ubuntu a mais tempo e também para quem está chegando agora.

1 - Atualize o sistema e os seus repositórios de software


Atualize o sistema

Abra a Dash do Unity e procure pelo aplicativo "Atualizador de Programas" através dele você poderá atualizar a sua lista de software e fazer atualizações no sistema caso elas existam. Apesar do Ubuntu 16.04 LTS ter sido lançado a pouco tempo podem existir atualizações, então faça-as.

Quem prefere fazer as coisas pelo terminal pode usar os seguintes comandos:
sudo apt update
sudo apt upgrade

2 - Deixe o sistema em Português Brasil


Suporte a Idiomas Ubuntu

Se você selecionou o idioma correto na hora de instalar o sistema e esperou o Ubuntu baixar alguns pacotes enquanto instalava provavelmente você já terá o seu sistema em Português do Brasil, caso contrário podem haver algumas partes do sistema que ainda estejam em inglês, para corrigir isso abra a Dash (o menu do sistema) e procure pelo aplicativo "Suporte a idiomas" ou "Language support", se você escolheu o Português como seu idioma ao abrir este aplicativo ele já vai te mostrar que existem pacotes para serem instalados para completar a tradução. 

Quem prefere usar o terminal pode instalar os pacotes de idiomas de Português  do Brasil usando este comando:
sudo apt-get install language-pack-gnome-pt language-pack-pt-base

3 - Instale Drivers de vídeo 


Como instalar drivers de vídeo no Ubuntu 16.04 LTS

Para instalar drivers adicionais do seu Ubuntu abra a Dash (você já sabe que é o menu né? hehe) e procure pelo aplicativo "Drivers adicionais" marque todos os drivers que você deseja ativar no seu sistema e clique no botão "Aplicar alterações".

Sobre drivers da Nvidia, cabe aqui uma observação pois existe um PPA destinado a trazer os drivers de vídeo mais recentes para o seu computador. Se você tiver dúvidas sobre qual o driver certo para a sua placa de vídeo ou mesmo gostaria de ter acesso aos drivers mais recentes consulte este artigo.

Drivers Intel e AMD agora fazem parte do Kernel Linux, desta forma, não há nenhuma instalação que seja necessária ser feita.

4 - Instale Codecs Multimídia


Multimídia


Por questões de legislação, o Ubuntu não pode incluir determinados codecs multimídia, como os de MP3, para poder ser distribuído em alguns países, entre outros formatos. Qualquer pessoa que já formatou o computador com Windows sabe que tem que instalar alguns codecs para que todos os tipos de arquivos rodem no sistema, no Windows é bem comum utilizar o pack "K-Lite", no Ubuntu, temos o Ubuntu Restricted Extras, ele está na Central de Programas e pode ser baixado clicando no botão abaixo:

Quem prefere fazer pelo terminal pode usar o comando:
sudo apt install ubuntu-restricted-extras

5 - Instale o Unity Tweak Tool para configurar o seu Ubuntu 


Personalize o seu Ubuntu

O Unity Tweak Tool é uma das melhores ferramentas para fazer ajustes na interface Unity (se não for a melhor), com ele você conseguirá, inclusive, mover facilmente a barra lateral do Unity para a parte de baixo da tela, que é uma das novidades dessa versão. Para instalar o Unity Tweak Tool clique no botão abaixo:

Se você preferir fazer isso pelo terminal use o seguinte comando:
sudo apt install unity-tweak-tool

6 - Instale alguns programas populares no seu sistema 



Existem muitos programas que a maior parte das pessoas utiliza, segue aqui uma listinha de tutoriais para você aprender a instalar todos eles:

- GIMP

7 - Faça uma limpeza do sistema


Faça uma limpeza no Ubuntu

O Bleachbit é um dos melhores programas para fazer limpeza de arquivos inúteis que podem se juntar depois de instalar muitas coisas no seu computador, você pode encontrá-lo através da Central de Programas do Ubuntu ou simplesmente clique no botão abaixo, depois ele estará disponível no menu do sistema.

Quem prefere fazer a instalação pelo terminal poderá usar este comando:
sudo apt install bleachbit

Com isso você já tem todo o básico para ter uma boa experiência com o seu novo Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus. Conte pra gente nos comentários o que você está achando da nova versão e até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Dionatan Simioni
por Dionatan Simioni

Blogueiro, Youtuber, Escritor e Professor, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por games e tecnologia.

Siga-me @ Twitter | Facebook | Google Plus

comments powered by Disqus