NotíciasUbuntu

Ubuntu 17.10 adotará o GDM no lugar do LightDM como gestor de login

Temos mais algumas novidades para o futuro lançamento do Ubuntu, a versão 17.10 que sai no próximo mês de Outubro.

A equipe de desenvolvimento do Ubuntu anunciou a sua decisão para a implementação do gestor de login para o Ubuntu 17.10.  Nesta semana eu publiquei uma matéria aqui no blog que abordava justamente as novidades contidas no Ubuntu até então, inclusive, comentei justamente sobre a presença do LightDM como gestor de login, que é um remanescente do projeto Unity, e que não sabia se ele iria ser o padrão no Ubuntu 17.10 Artful Aardvark. Bom, agora eu sei.

A Canonical divulgou através de seu blog que o GDM, o gestor de login do GNOME, será também o padrão do Ubuntu 17.10. Como a distro agora vai adotar o GNOME Shell como interface também, isso era algo até esperado, ainda que eu ache o LightDM mais belo.

LightDM
LightDM – Atual gestor de login do Ubuntu

Os desenvolvedores alegaram que o LightDM havia sido considerado como primeira opção, mas nos testes de implementação e compatibilidade eles tiveram alguns problemas e encontraram-se em uma situação onde trabalhar em cima do LightDM para compatibilizá-lo plenamente com o GNOME levaria muito tempo, tempo este que eles alegaram não disporem, por isso, GDM na parada!

A adoção do GDM pelo Ubuntu 17.10 tem alguns outros reflexos importantes a serem considerados, em primeiro lugar isso nos sugere que o Ubuntu 18.04 LTS que sai no próximo mês de Abril também trará ele por questão de solidez de desenvolvimento, isso inclusive foi “sugerido” no artigo do blog da Canonical.

Outra coisa que temos de levar em consideração é que outras distros usam o LightDM como gestor de login, como o Xubuntu, Linux Mint (na versão 18.2 que vai sair), entre outras aproximações. Para essas distros, os desenvolvedores do Ubuntu comentaram que ainda haverão correções de bugs, de modo que funções novas não serão implementadas, o gestor será apenas mantido, por assim dizer, muito provavelmente para quem decidir instalar o Unity no Ubuntu 17.10.

Não temos novidades ainda sobre o tema que o Ubuntu terá, que é algo que eu sei que vocês estão curiosos, ou qualquer outra modificação mais profunda, o único detalhe mais técnico liberado foi que teremos uma melhor integração dos pacotes Snap com os softwares do GNOME, incluindo uma correção de temas, pois alguns Snaps ficavam um tema muito antiquado, lembrando o Windows 98.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!