GamesNotíciasSistemas operacionais

Linux agora roda DirectX 3D e mercado de games se torna ainda mais promissor

Será que agora você vai conseguir jogar games que são de Windows de maneira totalmente nativa no Pinguim?

Esta é um ótima notícia e eu mal consigo disfarçar o meu sorriso enquanto escrevo, se você está começando agora no mundo Linux deve saber que o sistema ainda não tem a grande variedade de títulos de games que o Windows, apesar da situação ter mudado realmente muito nos últimos anos o Linux no mercado de games ainda está engatinhando.

 Graças a iniciativa da Valve, em parceria com a Canonical, de trazer o Steam pra Linux muitas portas se abriram, incentivando outras empresas (como a Blizzard que está trazendo o World of Warcraft pra Linux e a SCS que trouxe o Euro Truck Simulator 2), a portarem seus games pra Linux.

Apesar do DirectX 3D não ser um game ele tem muito a ver com isso!

Os desenvolvedores do Gallium3D, uma biblioteca open source de aceleração 3D, anunciaram que conseguiram compatibilizar a biblioteca com o Direct3D 11, uma das principais bibliotecas usadas pela maioria dos games pra Windows. 

Segundo eles o Gallium3D pra Linux funciona perfeitamente nos games onde se é necessário a biblioteca D3D9.dll, além de ter um desempenho incrivelmente melhor que o Wine oferece. Até agora as acelerações 3D no Linux eram suportadas pelo OpenGL, que também tem melhorado a cada dia e agora até nos proporciona jogar DOTA 2 pela Steam no Linux.

E agora João? Por essa você não esperava e nem eu! Agora existe a real possibilidade da portagem de muitos games tidos como “grandes” para Linux.

“E você, tá rindo à toa também?”

E claro, se você gosta de games e Linux como a gente não deixe de acompanhar a nossa série de games para Linux e também o Canal no YouTube onde fazemos gameplays, até a próxima!

Fonte: Phoronix.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!