TutoriaisUbuntu

Como criar uma distro Linux baseada no Ubuntu parte 13/Final: Gerando a ISO do seu sistema

Finalmente a criação do seu live CD

Olá pessoal, depois de 12 longos artigos nesta série finalmente chegamos a parte final onde você vai gerar a sua ISO e distribuir aos seus amigos.

Como dissemos no início de tudo isso, o base do sistema é o Ubuntu 12.04 LTS e à princípio o programa usado seria o remastersys, porém tivemos alguns problemas com ele e seu desenvolvimento estagnou, apesar disso, o programa continua disponível, porém ao que parece não tem mais suporte, então quando você baixar os pacotes faça um favor para si mesmo e guarde os mesmos para usar no futuro, só por garantia; ainda é possível usar o remastersys em todas as versões mais recentes do Ubuntu usando o repositório.

Vamos gerar a nossa ISO

Acredito que você tenha acompanhado esta série e tenha feito todos os procedimentos que lhe passamos até chegar aqui, logo, é muito simples gerar a ISO da maneira que você quiser, basicamente basta escolher a opção “Dist” dentro do Remastersys, mas se você está achando essa informação vaga talvez seja de seu interesse ler novamente o capítulo 2 onde explicamos passo-a-passo todas as características e funcionalidades do Remastersys.

A parte do Remastersys já havia sido explicada em detalhes como você pôde conferir no artigo do link acima, sendo que então o real motivo é lhes apresentar uma boa alternativa que encontrei para o Remastersys, na verdade tenho duas novidades, uma é o Systemback, outra é o Remaster, que é um fork do Remastersys.

Systemback

Técnicamente o Systemback é um software de backup, um dos melhores, sua interface não é a mais bela do mercado mas ele é o que tem mais recursos e por isso eu costumo usá-lo em meus computadores, o caso é que um dos recursos do Systemback nos permite criar uma ISO Live do sistema atualmente instalado.

Primeiramente instale o Systemback no sistema que você deseja gerar a ISO.

Depois de instalado você verá a imagem abaixo, ou algo semelhante.

Ongom89StFzIoabUzmNBrkyeM1TODegxLCeTbQI39QLBPpd 0XnfDuHcODmNpWLsoCcSOUVkh99girThNFbiTBvVmpTJJ TLqVdlWzio4BBfCGrYMgNd3waObDbuV2c0kwXmA9d

A tela acima é a tela inicial do Systemback e nela existe uma opção chamada “Criar sistema Live” e é está opção que você deve selecionar.

Uma vez que você clique nesta opção a tela abaixo vai abrir-se.

Rtp5tuchWCoQZ04c1ZYbHXpPQb7zp2LgxER8NKda8hZcJ4kh7lO 1PfHTU6f9jEQ31Num3CLcO6JG1Rag1325iP8dFo1 gz1Q33MG98f5a6GcjrUZEWhGWuyfp2VkJzPV4J0jUdo

E aqui você precisa entender algumas coisas:

1 – É onde o sistema live será gerado, você pode alterar a configuração se quiser mas recomendo gerar neste diretório mesmo de forma que ele os dados dos usuários do computador não seja misturados.

2- É onde você define o nome do LiveCD/DVD, se você deixar no “autor” o próprio Systemback tratará de dar um nome para ele, no nosso caso colocamos o nome da distro ou remasterização que estamos fazendo, por exemplo “Diolinux OS”

3- Essa opção permite que o usuário use os dados e configurações do seu usuário e os leve para a ISO, isso pode ser feito desde que você queira criar um sistema para uso próprio e que não vá distribuir à ninguém, afinal você não quer o seus dados nas mãos de estranhos não é? E outro cuidado que deve ser tomando é, se você tem muitos arquivos dentro da sua home pode não compensar fazer um backup desta forma pois a ISO ficará muito grande, com muitos Gigas, caso você queira criar uma distro Linux para distribuir para as pessoas NÃO marque essa opção e veja como fazer com que as suas configurações de temas e ícones sejam mantidas no artigo anterior a este.

4- Este campo serve apenas para você visualizar os dados existentes do diretório de backup.

5- Para criar o seu sistema propriamente dito basta clicar no botão “Create New” e aguardar porque demora um bocado, especialmente se você tiver muitos dados para ser passados para a sua distro, pelo que percebi o processo é mais demorado do que quando feito pelo Remastersys mas mesmo assim fica bem bacana.

6- Quando você gera o seu liveCD, no passo anterior, você não gerar uma ISO diretamente e sim os arquivos que a compõem, para que você tenha uma ISO e possa gravar ela em um CD ou DVD você pode selecionar os arquivos no campo 4 e clicar então em “Convert to ISO”, aguarde a conversão e você terá o seu LiveCD/DVD dentro do diretório em questão.

Uma dica extra para o Systemback é a tela de Splash que é atribuída por padrão pelo programa.

1hncfpphsVEpVtvb80IJ0SpEpzXNEHAxs raa0aOR13Vwwu0hlZ6TezAqSg

Caso você não altera essa imagem ela aparece na tela de seleção do Grub na sua distro, você deve alterar por uma outra com as mesmas dimensões e mesmo nome antes de criar a distro nos passos acima.

Ela se encontra no diretório:

/usr/share/systemback/

A imagem e chama “splash.png” e você deve substituir ela por outra com o mesmo nome e de dimensões 640×480.

Um terceira opção não testada

Bom pessoal, com este artigo estamos finalizando uma longa série de tutoriais, em breve farei um artigo unindo todas as partes mas você pode ver todas elas por esta tag.

Uma última dica que eu dou é usar o fork do Remastersys chamado Remaster e produzido por um brasileiro, eu ainda não tive a oportunidade de testar o programa mas ouvi bons relatos de alguns usuários, eu já sabia dele faz alguns meses mas ainda não tive tempo de fazer uma análise mais à fundo, por isso não vou fazer nenhuma análise ou explicação sobre ele, pelas imagens que vi o funcionamento deve ser semelhante ao “Remastersys Oficial”.

Página do Remaster.

Até a próxima, um grande abraço e qualquer dúvida use a sessão de comentários ou as redes sociais abaixo para entrar em contato, pretendemos transformar todo este material em um livro com informações e dicas extras, se você tem interesse neste assunto aguarde mais um pouco, logo teremos um material de qualidade disponível para a compra.

Acreditamos que todas as informações necessárias para você criar a sua própria distro está disponível por toda esta série, bom proveito! =)

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!